Impasse entre patrões e sindicatos adia aumentos salariais na hotelaria

ouvir notícia

.

O impasse em relação aos aumentos salariais dos trabalhadores da hotelaria mantém-se, com o Sindicato da Hotelaria do Algarve a criticar, na semana passada, a associação patronal AIHSA (Associação dos Industriais da Hotelaria e Similares do Algarve) por “não cumprir o acordo de aumento salarial de 2 por cento para 2015”.

As novas tabelas salariais foram acordadas entre ambas as partes, em fevereiro deste ano, e deveriam vigorar a partir de 1 de março, realça o sindicato. “Acontece que, até à presente data, a AIHSA ainda não remeteu a matéria acordada para publicação, o que na prática inviabiliza a continuação das negociações”, refere o Sindicato da Hotelaria do Algarve.

Para o sindicato, esta é uma situação inexplicável, uma vez que “o setor se encontra de boa saúde e, nos últimos anos, tem apresentado resultados históricos, esperando-se que 2015 supere esses resultados”.

- Publicidade -

“A juntar a estes resultados estão ainda os milhões de euros canalizados pelo atual Governo PSD/CDS para as empresas sob forma de apoios à contratação e à formação de milhares de trabalhadores precários, desempregados e estagiários”, frisam os sindicalistas, salientando, por outro lado, que “os trabalhadores têm vindo a ver as suas condições de trabalho a degradarem-se brutalmente, nomeadamente pelo facto dos seus salários, na sua grande maioria, não serem atualizados à mais de cinco anos, além do aumento brutal da carga fiscal e dos bens de primeira necessidade que fizeram com que o aumento do custo de vida esteja a ser insuportável para muitas famílias”.

Face a esta situação, a direção do sindicato decidiu promover, nos próximos dias 27 de agosto e 1 de setembro, “uma série de ações de denúncia pública junto a algumas unidades hoteleiras da região para exigir que a AIHSA cumpra com a sua palavra e remeta para publicação as novas tabelas salariais para 2015 acordadas com o sindicato”.

AIHSA aguarda iniciativa do sindicato

Contactada esta semana pelo JA, a direção da AIHSA confirma que “foram encontradas novas tabelas salariais em fevereiro para vigorarem a partir de março deste ano”, porém, “as tabelas salariais só seriam publicadas com o resto do contrato coletivo de trabalho que se iria acertar”, o que ainda não aconteceu.

“A AIHSA já apresentou uma proposta de revisão do clausulado, mas o sindicato não apresentou a sua posição sobre ela, pelo que se aguarda a sua iniciativa, com vista à obtenção duma posição comum”, explica a associação patronal.

Nuno Couto/JA

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.