Importância de proteger a floresta é tema de conversa e debate

O encontro decorre esta segunda-feira em Querença e junta especialistas da área florestal

ouvir notícia

O papel da floresta no equilíbrio e proteção dos ecossistemas vai estar em destaque num evento duplo que integra dois workshops organizados pela Fundação Manuel Viegas Guerreiro e pela Câmara Municipal de Loulé. A iniciativa decorre esta segunda-feira, dia 27, entre as 14:00 e as 18:00, no Auditório da Fundação, em Querença.

Pedro Curto, coordenador Regional do Algarve da Agência de Gestão Integrada dos Fogos Rurais, é o convidado do primeiro workshop e vai falar sobre a temática ‘Algarve protegido dos incêndios rurais graves: Fatores críticos para atingir visão’. Já Gonçalo Alves, sócio da GKAPITAL, uma empresa de consultoria de gestão de recursos naturais e investimento florestal, abordará o tema ‘O papel da floresta no combate às alterações climáticas’ numa intervenção cujo início está marcado para as 16:30.

Este encontro acontece na altura do ano em que o flagelo dos fogos florestais mais ameaça e em que os efeitos de um inverno praticamente sem chuva, obrigam a refletir sobre as consequências das alterações climáticas e a pensar em soluções para o problema.

- Publicidade -

“Os benefícios globais da floresta não são assumidos e reconhecidos pela população em geral, desconhecendo-se em particular o leque alargado de externalidades positivas que nos domínios ambiental, social, paisagístico e económico são proporcionados pela floresta”, menciona a Fundação, realçando a importância dos assuntos trazidos à conversa pelos dois oradores participantes no evento.

Este conjunto de workshops, que incluem, cada um deles, um momento de debate com o público, acontece no âmbito do projeto ‘Valorização e Aproveitamento da Floresta Mediterrânica, o caso do Concelho de Loulé’, resultante de uma candidatura conjunta entre a Fundação Manuel Viegas Guerreiro e a Câmara Municipal de Loulé, ao abrigo do Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE).

O evento duplo é público e gratuito, embora sujeito a inscrição, que pode ser realizada através do site www.florestamediterranica.pt. Haverá também transmissão via streaming no canal de YouTube da Fundação.

O programa detalhado do evento pode ser consultado aqui.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.