Importantes escavações em Paderne sem dinheiro para avançar

ouvir notícia

Os trabalhos arqueológicos desenvolvidos na colina do castelo de Paderne, no concelho de Albufeira, desde os anos 80, já permitiram identificar inúmeros vestígios que vão desde o século XII (período medieval islâmico – almóada) ao século XVIII (período moderno). Estruturas fortificadas, edifícios habitacionais, uma igreja e um conjunto diversificado de materiais, já foram identificados neste local e cronologicamente enquadrados.

No entanto, este trabalho corre o risco de ficar parado por falta de verbas. A denúncia foi feita, na semana passada, pelo PCP, que defende a continuidade destes trabalhos arqueológicos, “quer no interior do castelo, quer na colina onde este se encontra situado, revelando, em toda a sua plenitude, o valioso património arqueológico existente neste local”.

Segundo informou o gabinete da ministra da Cultura, Graça Fonseca, o investimento previsto para o castelo de Paderne em 2019 é de “cerca de 460 mil euros”, sendo que este financiamento “é exclusivo para obras e não contempla escavações arqueológicas ou o espaço envolvente”.

- Publicidade -

Ou seja, este ano apenas será concretizado o investimento na conservação e restauro da torre albarrã, um projeto que esteve bloqueado entre 2010 e 2017 por falta de financiamento.

Porém, o PCP considera que é necessário completar as escavações arqueológicas no castelo de Paderne, alargando-as à colina onde este se situa.

Por outro lado, os comunistas questionaram a ministra da Cultura sobre os recursos humanos e financeiros que serão disponibilizados à Direção Regional de Cultura do Algarve para a concretização destas intervenções. Na resposta, o gabinete da ministra adiantou que “em 2018, a direção regional contou com a entrada de dois técnicos superiores e um coordenador técnico, não tendo ocorrido qualquer saída de trabalhadores”, enquanto para 2019 “está previsto o montante necessário para a contratação de nove assistentes técnicos e quatro assistentes operacionais”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.