Consumidores podem comprar alimentos com a ajuda do telemóvel

ouvir notícia

A associação In Loco anunciou a criação de uma aplicação web e mobile para disponibilizar informação que promove formas diretas de abastecimento alimentar, de forma a “dar mais um passo” para tornar acessível a produção local da região do Algarve.

“A partir de casa ou de qualquer outro lugar os consumidores poderão, com um simples clique no seu telemóvel, saber onde encontrar os produtos locais mais próximos de si”, descreve a associação.

Criada no âmbito da iniciativa 100% Local, a aplicação “Cá Se Fazem” permite aos utilizadores, de forma rápida e simples, a identificação de produtores, de produtos e dos seus locais de origem e de venda.

- Publicidade -

A aplicação produzida com o apoio financeiro do NOPLANETB-AMI, do Instituto Camões e da União Europeia, poderá ser acedida diretamente em www.casefazem.pt, ou descarregada para os dispositivos móveis, disponível gratuitamente em formato android ou ios, nas respetivas Google Playstore e App Store.

Segundo fonte da associação In Loco, “esta ferramenta torna-se diferenciadora pois os produtores aí referenciados foram visitados para validação dos métodos de produção e de comercialização, mediante um conjunto de critérios. Esse processo prévio de caracterização e de auscultação, pretende garantir que as práticas de produção e de transformação dos produtos referenciados na “Cá se Fazem” contribuem, por um lado, para a sustentabilidade e para a promoção da diversidade agroalimentar da região e, por outro lado, para verificar que está assegurada a devida qualidade e frescura dos alimentos aí destacados”.

A aplicação refere apenas os frescos e transformados agroalimentares cuja rastreabilidade seja conhecida pela proximidade geográfica entre o ponto de produção e os pontos de venda e que são produzidos na época própria, em modo de produção sustentável e responsável. Dessa forma, a In Loco conseguirá garantir que estão a ser distinguidos produtores e produtos de confiança.

A equipa do projeto refere que “com o lançamento desta aplicação, o 100% Local concretiza assim a sua missão de tornar mais acessível a produção, respondendo aos desafios da tecnologia, esperando atrair as novas gerações e colocando produtos e produtores em destaque, o que faz ainda mais sentido perante a pandemia que estamos a viver”.

A aplicação está acessível através dos canais já referidos, lançando o desafio de que cabe também aos consumidores e aos próprios produtores contribuir para a sua promoção e manutenção, o que se verifica essencial para o sucesso da iniciativa.

Os utilizadores poderão enviar, em qualquer altura, sugestões de melhoria, dar feedback sobre os produtos e produtores georreferenciados e também divulgar a ferramenta junto das suas redes de contactos.

A inserção de novos produtores decorre em permanência. Assim, agricultores ou produtores/transformadores locais que queiram constar na App podem requerer a adesão a qualquer momento, sendo a mesma aceite mediante a averiguação das suas condições de produção e de comercialização.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.