Inauguração do lar de Barão de São João foi a concretização de um “sonho”

ouvir notícia

.

A população da freguesia de Barão de São João, concelho de Lagos, juntou-se para comemorar a “concretização de um sonho”. O lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia foi inaugurado e está pronto para acolher mais de 50 utentes.

Centenas de pessoas assistiram à inauguração do Lar São João Batista, na freguesia de Barão de São João (Lagos), um momento pelo qual há muito ansiavam. A cerimónia, que decorreu no passado dia 24, contou com a presença do presidente da autarquia, Júlio Barroso, que falou de “um dia cheio de emoção”. “Esta foi mais uma das promessas que fizemos a esta população e conseguimos cumprir. Enquanto autarca, este é um dia muito importante para o município – a inauguração de mais um equipamento de apoio social”, frisou.

Lembrando que “infelizmente, hoje em dia, cada vez são mais as famílias que, devido à conjuntura, não são capazes de cuidar dos mais idosos”, o presidente da Câmara de Lagos deixou a certeza de que “aqui nesta casa ainda se irão viver dias muito felizes, e para isso todos podem contar com o profissionalismo e dedicação dos trabalhadores e da Misericórdia”.

- Publicidade -

O Lar São João Batista está implantado num terreno cedido pelo município de Lagos à Santa Casa, que investiu nesta obra cerca de 1,5 milhões de euros (comparticipados a 60 por cento).

O equipamento tem capacidade para acolher 39 utentes na valência de lar residencial, assim como mais 10 a 15 utentes em regime de Centro de Dia e cerca de 15 com apoio domiciliário. Ao todo, o lar vai gerar 27 novos postos de trabalho.

Misericórdia cuida de mais de 700 utentes

Na festa da inauguração, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, Eduardo Andrade, lembrou que esta instituição completou, no dia 2 de julho, 514 anos ao serviço da população de Lagos, e que cuida de mais de 700 utentes, entre idosos e jovens.

“A Santa Casa tem sido capaz de responder a todos os desafios que lhe têm sido colocados ao longo dos anos”, referiu Eduardo Andrade, lançando um desafio à representante do Centro Distrital de Segurança Social, visando a obtenção de financiamento, por parte desta última, aos futuros utentes do equipamento.

Por seu lado, o membro do secretariado nacional da União das Misericórdias (em representação do seu presidente), Carlos Andrade, ofereceu o apoio das Misericórdias e destacou o facto de a população em geral ter pessoas cada vez mais idosas, “situação com a qual teremos de saber lidar cada vez melhor daqui por diante”.

Já a diretora do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Faro, Ofélia Ramos, referiu que a inauguração de mais um equipamento social no Algarve é sempre razão de contentamento. “Agora será necessário dar um novo passo, a garantia do funcionamento do lar”, sendo que a este propósito deixou aos presentes a certeza de que “o Centro Distrital de Faro está a envidar todos os esforços para conseguir a comparticipação financeira para o funcionamento deste equipamento”.

A responsável aproveitou ainda para relembrar que a Segurança Social está também a financiar o lar residencial da NECI, que custará cerca de 1,5 milhões de euros, e servirá 28 utentes, gerando 28 novos postos de trabalho.

A terminar a sua intervenção, a diretora deu também a conhecer um novo projeto que se vai desenvolver no âmbito do Programa de Emergência Alimentar e que diz respeito à criação de 27 cantinas sociais no Algarve, que permitirão a disponibilização de refeições gratuitas aos mais carenciados, estando previstas duas delas para Lagos, (uma a cargo da Santa Casa da Misericórdia).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.