Incendiário de Monchique em prisão preventiva

ouvir notícia

O homem de 49 anos que foi apanhado em flagrante a atear o fogo no alto da Fóia, na serra de Monchique, que durou mais de 28 horas, ficou em prisão preventiva.

No interrogatório do tribunal de Portimão, na passada segunda-feira, o indivíduo, que não tem antecedentes criminais, terá alegado que não se lembrava de quase nada, porque nesse dia tinha tomado uma dose excessiva de medicamentos para problemas do foro psicológico. No entanto, o juiz não foi sensível a este argumento e decretou a medida de coação mais grave, ou seja, a prisão preventiva até ao julgamento.

O homem, casado e com filhos, é natural de Vila Real de Santo António mas vivia em Loulé, onde trabalhava como barman na Quinta do Lago. O presumível responsável pelo incêndio em Monchique estaria a ser seguido por um psiquiatra há vários anos. Ficou agora indiciado pela prática do crime de incêndio florestal.

- Publicidade -

“Mas o que se passa dentro da cabeça desta gente? Porque fazem isto?”, questionou José Varela, um dos habitantes que viu a sua casa ameaçada pelas chamas no passado fim de semana.

Segundo os populares, este incêndio não teve a dimensão dos fogos de 2003 e 2004, mas ainda assim chegou a assustar muitos idosos que vivem isolados na serra de Monchique.

O fogo lavrou sobretudo numa zona de mato e eucaliptal e só não teve consequências mais graves graças à rápida e forte intervenção das forças da proteção civil, sendo que em Monchique estiveram mais de 400 operacionais do Algarve, Évora, Beja e Lisboa, 124 viaturas e nove meios aéreos.

O presidente da Câmara de Monchique, Rui André, agradeceu esta “mobilização invulgar” de meios para combater o fogo, que envolveu várias entidades e a população.

Nas redes sociais, o autarca também agradeceu a solidariedade e a disponibilidade de apoio demonstrada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.