Incêndio na Califórnia destrói casas e bosque

ouvir notícia

.

Área ardida pelo incêndio aproxima-se do total de hectares afetados em Portugal desde o início do ano.

Um incêndio que aflige o norte da Califórnia, nos EUA, desde sábado, arrasou quase 22 mil hectares, uma área arhttps://www.jornaldoalgarve.pt/wp-admin/post-new.phpdida quase tão grande como toda a área afetada pelos incêndios em Portugal desde o início do ano.

O fogo, que triplicou de extensão a noite de quarta-feira, já destruiu 15 mil hectares do bosque nacional de Stanislaus, no condado de Tuolumne, e aproxima-se perigosamente do Parque Nacional de Yosemite, que já foi obrigado a fechar um dos acessos, apesar de continuar aberto aos turistas.

- Publicidade -

O incêndio, conhecido como ‘Rim Fire’, está a ser combatido por mais de 1.300 bombeiros, mas apenas 2% do fogo pode ser considerado como controlado, segundo os serviços florestais dos EUA.

Nove edifícios ficaram já destruídos e outros 2.500 estão ameaçados, pelo que as autoridades deram ordem para evacuar as povoações mais próximas das chamas, assim como os acampamentos de verão que estão nesta área montanhosa e densamente arborizada da Califórnia.

Estima-se que milhares de pessoas tenham tido de abandonar as suas casas e que o custo dos danos materiais ascenda a 2,8 milhões de dólares (cerca de 2 milhões de euros) até ao momento.

As condições do terreno, muitas vezes inacessível por causa das encostas íngremes, assim como o vento, em especial as correntes que se formam nos desfiladeiros, complicam a tarefa de extinção do incêndio, cujas causas de ignição não são conhecidas.

Mariana Cabral (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.