Índia chocada com detenção e revista de cônsul nos EUA

ouvir notícia

Os media indianos estão a dar grande destaque à detenção de Devyani Khobragade

A detenção e revista corporal da cônsul-adjunta indiana em Nova Iorque, Devyani Khobragade, de 39 anos, deu lugar a uma onda de indignação expressa nos media indianos, criando uma situação de tensão diplomática entre os dois países.

Khobragade foi detida na passada quinta-feira, quando se encontrava a deixar a filha na escola, tendo sido algemada, alvo da revista corporal e mantida numa cela com toxicodependentes, antes de ser libertada sob caução, segundo referem responsáveis indianos, que qualificaram o sucedido como um “tratamento desprezível e bárbaro”.

A cônsul-adjunta é acusada de fraude de um visto e de ter prestado falsas declarações para trazer a sua governanta para os Estados Unidos.

- Publicidade -

Algo de inimaginável na Índia

A acusação alega que apesar da diplomata ter afirmado que pagava à sua empregada indiana cerca de 4500 dólares (3300 euros) por mês, na realidade pagava menos do que o ordenado mínimo nos Estados Unidos (7,5 dólares por hora, cerca de 5,4 euros).

Khobragade diz-se inocente e pretende invocar a imunidade diplomática para contestar a sua detenção, que depressa teve grande destaque na Índia, com os canais televisivos a mostraram imagens da diplomata com a sua família.

Na Índia, uma mulher instruída e de classe média ou superior ser detida e revistada surge como algo quase inimaginável, a não ser no caso de crimes muito graves.

Alexandre Costa (Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.