INE revê em alta crescimento da economia para 1,5%

ouvir notícia

.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu esta sexta-feira em alta as suas estimativas de crescimento da economia portuguesa no primeiro trimestre, para 1,5%, face à anterior previsão de 1,4%. Este crescimento compara o trimestre homólogo de 2014.

Face ao último trimestre, a economia cresceu 0,4 por cento, com o contributo positivo da procura interna e negativo da procura externa líquida.

Há 15 dias, o INE avançara na sua estimativa rápida um crescimento de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) e de 0,4% face ao trimestre anterior.

- Publicidade -

Os indicadores hoje divulgados estão em linha com o objetivo do governo para a subida do PIB no conjunto de 2015 que, segundo o Programa de Estabilidade, é de 1,6%.

Aquando da estimativa rápida, o INE justificou a aceleração de 1,4% do PIB com o “aumento do contributo da procura externa líquida”, em resultado do “abrandamento das importações de bens e serviços e da aceleração das exportações de bens e serviços”.

Já o aumento de 0,4% em termos reais no primeiro trimestre face ao trimestre anterior refletia o contributo positivo da procura interna, uma variação idêntica à verificada nos últimos três meses de 2014, face ao trimestre precedente.

RE

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.