INEM transportou 107 casos suspeitos no Algarve na última semana

ouvir notícia

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) transportou 107 casos suspeitos de covid-19 entre 28 de setembro e 4 de outubro, enquanto a nível nacional foram feitas 236 recolhas de amostras biológicas para análise.

Em todo o país, foram transportados 2296 suspeitos de infeção de covid-19, numa semana em que o INEM viu a sua atividade no âmbito da resposta à covid-19 aumentar.

“As quatro equipas de recolha de amostras biológicas que o INEM criou para auxiliar na resposta à pandemia efetuaram, no mesmo período, 236 recolhas biológicas, por meio de zaragatoas nas fossas nasais”, refere o Instituto. 

- Publicidade -

O INEM explica que a atividade destas equipas, uma por cada Delegação Regional do Instituto, surge como complemento às equipas de recolha de colheitas das entidades de saúde locais e trabalham sob pedido, com caráter urgente, das autoridades de Saúde.

Estas equipas entraram em atividade a 10 de março e desde essa data já efetuaram 24.708 colheitas de material biológico para análise.

Desde o dia 1 de março que o INEM já transportou mais de 50 mil casos suspeitos (51.297) às diversas unidades de saúde.

Na quarta-feira durante o webinário “A pandemia da covid-19 e a segurança interna”, organizado pela Polícia de Segurança Pública, o coordenador da unidade de gestão de crises do INEM, Bruno Borges, adiantou que um total de 15 profissionais do Instituto estiveram infetados desde o início da pandemia.

Bruno Borges disse que desde o início foi feito um “reforço do equipamento de proteção individual”.

“Este reforço permitiu dar maior segurança aos profissionais”, disse o responsável, precisando que, desde o início do surto estiveram infetados 15 elementos do INEM.

O INEM está envolvido no transporte especializado de casos suspeitos de covid-19 e auxilia as autoridades de saúde na colheita de amostras biológicas que são realizadas no domicílio de doentes suspeitos.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.