Infanta Cristina acusada de branqueamento e fraude fiscal

ouvir notícia

A Infanta Cristina, filha mais nova do rei de Espanha, foi hoje formalmente acusada dos crimes de branqueamento de capitais e fraude fiscal na gestão de fundos públicos pelo marido Iñaki Urdangarin.

Num auto de 227 páginas, o magistrado explica que os crimes foram cometidos pela filha do rei D. Juan Carlos, enquanto co-proprietária da empresa Aizoon, para o qual foi desviado mais de um milhão de euros de fundos públicos através do Instituto Nóos, que foi dirigido pelo marido Iñaki Urdangarin, refere o “El Mundo”.

A infanta Cristina terá que se apresentar no tribunal de Palma de Maiorca, no próximo dia 8 de março.

- Publicidade -

Esta é a segunda vez que o juiz instrutor, José Castro, constitui a infanta como arguida neste caso de corrupção, depois de em abril de 2013 um recurso apresentado pelo departamento anticorrupção ter anulado a decisão.

Iñaki Urdangarin e o ex-sócio Diego Torres são acusados de desviarem 5,8 milhões de euros de fundos públicos. O instituto Nóos era uma instituição sem fins lucrativos, através do qual os dois sócios terão conseguido contratos milionários com os governos das Baleares e da Comunidade Valenciana, ambos do PP.

Liliana Coelho (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.