Infante D. Henrique morreu em Sagres há 553 anos

ouvir notícia

.

Esta quarta-feira, dia 13 de novembro, assinalam-se os 553 anos sobre a morte do Infante D. Henrique. A Câmara Municipal de Vila do Bispo e a Direção Regional de Cultura do Algarve estão a organizar um programa, que decorrerá até domingo e que pretende recordar esta figura da História de Portugal.

Hoje, a “Casa do Infante”, na localidade de Raposeira, está aberta a visitas guiadas. Durante a tarde celebra-se uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Graça, localizada na Fortaleza de Sagres.

No sábado, a partir das 16h30, a mesma igreja será palco de um concerto integrado no ciclo
“Ouvir as Vozes do Património”, pelo Grupo Coral da Universidade do Algarve. Ás 21h00 o Centro Cultural de Vila do Bispo recebe a estreia da peça “Crisíadas – A epopeia portuguesa do século XXI”, pelo AL Teatro.

- Publicidade -

Para domingo, às 17h00, está agendado um concerto por Quarteto Atlântida e Academia de Música de Lagos, também na Igreja de Nossa Senhora da Graça.

O grande impulsionador dos Descobrimentos

O Navegador, filho do Rei D. João I e da Rainha D. Filipa de Lencastre, foi um dos membros da Ínclita Geração e o grande impulsionador do grande desígnio nacional que foram os Descobrimentos.

O Infante D. Henrique, Duque de Viseu, nasceu no Porto a 4 de março de 1394 e morreu em Sagres, a 13 de novembro de 1460. O Infante foi governador e administrador da Ordem de Cristo, com cujos recursos financiou os Descobrimentos. Dedicou-se ao estudo das Matemáticas e, em especial, às ciências cosmográficas. Aplicou o uso do astrolábio na navegação e inventou as cartas planas.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.