Instituições desistem de construir equipamentos sociais por falta de financiamento

ouvir notícia

Francisco Amaral defende que é necessário apostar mais na construção de equipamentos de apoio ao idoso

O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral, alertou para o facto de muitas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) estarem a desistir de candidaturas já aprovadas no âmbito do PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), devido à dificuldade em conseguir financiamento para executar as obras.

O autarca, que falou esta semana após a assinatura do contrato para a construção de um novo lar de idosos na localidade de Balurcos, defeneu que é necessário haver uma aposta maior na construção de equipamentos sociais de apoio ao idoso, devido ao facto de o envelhecimento da população portuguesa se ter acentuado nos últimos anos.

A obra do futuro lar de idosos do concelho de Alcoutim, que deverá começar já no próximo mês de janeiro, é da responsabilidade da Associação de Solidariedade Social, Cultura, Desporto e Artes dos Balurcos.

- Publicidade -

A infraestrutura, que atenuará a longa lista de espera para entrada no Lar de Alcoutim, custará 1,9 milhões de euros, dos quais cerca 1,1 são da responsabilidade da autarquia alcouteneja e pouco mais de 835 mil euros estarão a cargo do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH).

O novo lar terá capacidade para 30 camas e vai incluir os serviços de centro de dia e apoio domiciliário. Francisco Amaral recorda que construção desta infraestrutura vem ajudar a colmatar a carência de equipamentos sociais de apoio à população idosa, um dos grandes problemas dos concelhos envelhecidos.
D.V.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.