Instituto Piaget promove Semana da Igualdade de Género

ouvir notícia

Em celebração do Dia Internacional da Mulher, e assumindo a importância de um debate alargado em torno do conceito social de género, o Instituto Piaget – que conta com um pólo em Silves – promove de 8 a 13 de março a Semana da Igualdade de Género, que decorrerá online, anunciou a instituição em nota de Imprensa.

A iniciativa, organizada pela Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, na qualidade de Escola Associada UNESCO, reunirá especialistas de diversas áreas, assim como membros da sociedade civil, para uma série de eventos diários.

A semana que se inicia com a comemoração, no dia 8 (segunda-feira), do Dia Internacional da Mulher, reconhecido pelas Nações Unidas há mais de 40 anos, inclui várias mesas redondas, tertúlias e um workshop. O ciclo conta igualmente com a colaboração do Plano Nacional de Leitura (PNL2027), podendo ser acompanhado através das transmissões em direto via rede social Facebook do Instituto Piaget ou da plataforma Zoom, face ao atual contexto pandémico.

- Publicidade -

Na nota de Imprensa, a Escola Superior de Educação preparou para esta Semana da Igualdade de Género uma seleção de temas que possibilitam a reflexão e a partilha de experiências relativas aos desafios colocados pelas sociedades atuais a homens e mulheres. É o caso de temas como a emancipação feminina; o lugar da mulher na literatura; a abordagem da igualdade de género junto das crianças como conteúdo central na promoção da cidadania; os estereótipos associados ao profissional masculino no exercício da docência na educação infantil; até ao lugar da figura paterna na educação dos filhos.

O Piaget pretende assim sublinhar o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, no sentido de se contribuir para a eliminação de disparidades de género na educação, independentemente da faixa etária, do nível de escolaridade e do contexto de intervenção.

Atendendo ainda às significativas desigualdades e constante desvalorização geralmente associada a diversos serviços desempenhados por mulheres, este ciclo de eventos assume também um espaço para promoção do empoderamento feminino, por meio de um workshop sobre o tema “Empreendedorismo no Feminino”. Um desafio assumido pelo Piaget como contributo para o 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, consagrado precisamente à Igualdade de Género.

O pontapé de saída da Semana da Igualdade de Género é dado na segunda-feira, dia 8, com uma mesa redonda dedicada ao tema “Desafios para o empoderamento feminino”. Catarina Marcelino, vice-presidente do Instituto da Segurança Social e ex-secretária de Estado para a Cidadania e para a Igualdade; Judite Primo, professora da Universidade Lusófona nos programas de doutoramento e mestrado; e Elisabete Brasil, investigadora doutoranda do CICS.Nova e formadora em Violência Doméstica e de Género, são as convidadas desta sessão.

A Comissão Organizadora da Semana da Igualdade de Género é composta pelos professores universitários Alda Bernardes, Ana Leitão e Miguel Feio.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.