Pesca da sardinha interdita a partir das 12h00 em Portimão

ouvir notícia

.

A sardinha é uma das principais espécies transacionadas nas lotas algarvias, mas as quotas de pesca são cada vez mais restritas. Face à escassez de sardinha, os pescadores têm sido incentivados a procurar outras espécies, como o carapau e a cavala, mas o rendimento é significativamente inferior. A má notícia chegou esta semana: os portos algarvios atingiram o limite máximo fixado para a pesca da sardinha.

Em resultado, a pesca da sardinha será interdita a partir do meio-dia em Portimão, porque a quota de pesca de 700 toneladas foi atingida. Mais de 20 barcos e cerca de 200 pescadores deixam assim de poder pescar sardinha, provavelmente até ao meio do próximo ano. A situação deverá repetir-se em Olhão nos próximos dias.

O Governo baseia-se em estudos científicos para justificar a interdição da pesca da sardinha, argumentando que o ‘stock’ de sardinha ibérica tem encolhido, ano após ano. Mas alguns pescadores dizem que há muito peixe no mar.

- Publicidade -

Apesar de já estarem definidas compensações pela interdição da pesca da sardinha (até 27 euros por dia), os armadores e tripulantes estão descontentes com a situação e dizem que esta interdição vai representar uma enorme machadada no setor. Muitos pescadores ameaçam mesmo abandonar a atividade.

Para 2016, as notícias não são animadoras, o que deverá gerar ainda mais controvérsia e revolta no seio do setor das pescas.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.