Investigação realizada na costa lacobrigense apresentada na próxima semana

A iniciativa resulta de um protocolo estabelecido em 2016 para o estudo, divulgação, salvaguarda e valorização do património

ouvir notícia

É já no próximo dia 13 de abril, quinta-feira, pelas 15:00, que o Auditório Paços do Concelho Século XXI irá acolher o I Simpósio de História e Arqueologia Náutica e Subaquática de Lagos, no qual será apresentada publicamente a investigação realizada na costa lacobrigense.

A iniciativa conjunta do Instituto de Arqueologia e Paleociências (IAP) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (História, Territórios e Comunidades do Centro de Ecologia Funcional – Ciência para as Pessoas e o Planeta) e da Câmara Municipal de Lagos resulta do protocolo estabelecido em 2016 para o estudo, divulgação, salvaguarda e valorização do património.

Com efeito, durante séculos, a praça-forte e a vila de Lagos funcionaram como ponto de apoio à navegação que, ora escalava, ora singrava ao largo do Barlavento algarvio, numa área que ia de Odeceixe até para lá de Portimão. Batalhas, tempestades, nevoeiros, erros de rota e ataques de corsários levavam ao encalhe, à colisão ou ao afundamento de centenas de navios.

- Publicidade -

Para além de documentação em arquivo, todas estas perdas de navios geraram potenciais sítios de património cultural subaquático, monumentos submersos, hoje em dia com elevado valor científico, patrimonial e turístico.

Este primeiro simpósio irá refletir sobre a investigação efetuada até ao momento, partilhando os resultados com a comunidade. Em adição, pretende tornar cada vez mais aberta e acessível a ciência produzida na região do Algarve, sendo também apresentada publicamente a Base de Dados dos Naufrágios Históricos do Barlavento algarvio por Alexandre Monteiro.

Com entrada livre, o evento contará com abertura de Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos e de Rosa Varela Gomes, diretora do IAP. As apresentações incidirão sobre o “Balanço dos trabalhos efetuados de 2006 a 2008 em Lagos e novas perspetivas” (Filipe Castro) e “Património Cultural Subaquático do período contemporâneo: A Segunda Guerra Mundial em águas do Algarve” (Paulo Costa).

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.