Investigadores querem tornar o trigo mais sustentável e saudável

“Com base nesse conhecimento, e uma vez caracterizada a microbiota do trigo, podemos utilizar a microbiota da planta inteira ou partes dela para criar um novo alimento"

ouvir notícia

Um cereal fundamental, mas, ao mesmo tempo, visto como um “vilão” por provocar alterações menos desejáveis no nosso organismo, como alergias e intolerâncias alimentares. Em causa está a composição do trigo, que poderá ser modulada pela microbiota, conjunto de microrganismos, do solo e da planta. Do solo ao prato, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), uma equipa de investigadores está a trabalhar no estudo da microbiota do trigo para chegar a um novo alimento à base da fermentação deste cereal que conjugue saúde e sabor na mesma receita.

Para isso, vão primeiro estudar, no projeto europeu Wheatbiome, a microbiota do trigo, no solo e na planta para perceber como é que ela afeta a sua imunogenicidade (capacidade de desencadear uma resposta imunitária no organismo) e também a qualidade nutricional deste cereal.

“As expressões de proteínas numa planta, que vão causar mais ou menos imunogenicidade, vão depender da cultura e da variedade de trigo e também de onde é produzido”, explica Rosa Perez-Gregório, investigadora do REQUIMTE (Rede de Química e Tecnologia) na FCUP e co-coordenadora do projeto. E exemplifica: “A mesma variedade de trigo produzida em locais diferentes (em Portugal e na Holanda, por exemplo) pode ter indicadores de qualidade nutricional e quantidade de proteína imunogénica diferentes. O que queremos avaliar é como a microbiota e a interação da microbiota do solo e da planta poderá modular este processo”.

- Publicidade -

“Com base nesse conhecimento, e uma vez caracterizada a microbiota do trigo, podemos utilizar a microbiota da planta inteira ou partes dela para criar um novo alimento”, continua Susana Soares, docente da FCUP e investigadora do REQUIMTE também à frente da investigação no Wheatbiome.

Os três S do trigo: saúde, sabor e sustentabilidade

Rosa e Susana juntaram-se neste projeto para potenciar uma tríade de “s’s” no trigo: saúde, área de Rosa, sabor, a de Susana e sustentabilidade. As linhas de trabalho da Rosa e da Susana, que trabalham no Departamento de Química e Bioquímica, são complementares com o conhecimento dos investigadores e docentes da FCUP e GreenUPorto, Ruth Pereira, em edafologia e química agrícola; Susana Carvalho, em fisiologia e nutrição vegetal; e Luís Cunha, em ciências do consumo e nutrição humana.

“O trigo é uma das culturas mais sustentáveis que existe, pois consome poucos recursos hídricos e energéticos, mas podemos torná-lo ainda mais sustentável”, conta Rosa. Um dos objetivos deste projeto é usar a microbiota também para regular as práticas agrícolas e fazer chegar esse conhecimento aos agricultores e outros atores envolvidos na cadeia de produção do trigo. “Se soubermos quais são as melhores condições bióticas e abióticas que afetam a microbiota e a qualidade do trigo, podemos tentar que o trigo seja cultivado noutros países da Europa, o que ajuda a reduzir a dependência da Ucrânia fomentando a agricultura local e mais sustentável”, defende.

A sustentabilidade está também presente na componente de economia circular do projeto, com a reintrodução do subproduto do novo alimento na cadeia alimentar como ração para animais.

Ensaios in vitro e in vivo

Dos estudos in vitro para compreender, analisar e estudar a microbiota e perceber quais as melhores condições de cultivo e as melhores variedades a apostar, haverá uma pré-seleção dos produtos que passam à fase in vivo. Para além do solo e da planta, a microbiota humana também vai ser estudada. “Queremos ver como as bactérias que estão dentro desse alimento interagem com o nosso organismo e com a nossa própria microbiota”, detalha Rosa Perez-Gregorio.

Para além de um estudo clínico, haverá ainda a componente sensorial, pois “queremos que este novo produto também seja agradável para o consumidor”, explica Susana Soares. Os testes serão também feitos ao nível da ração para animais, que se traduzirá numa análise à qualidade da carne e dos ovos.

Para além do REQUIMTE (Rede de Química e Tecnologia) na FCUP e do GreenUPorto, fazem ainda parte do projeto a NOVA Medical School e 13 entidades de outros países da Europa incluindo Espanha, Lituânia, Holanda, Polónia e Hungria.

No final de 4 anos de projeto, a equipa deste consórcio internacional financiado em mais de 5 milhões de euros pela Comissão Europeia, quer chegar a um novo alimento com baixo teor de imunogenicidade e elevado teor nutricional. Até lá é colocar as mãos na massa.

Faculdade de ciências da universidade do Porto

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.