iPhone grava secretamente os movimentos do utilizador

ouvir notícia

O bem sucedido iPhone, telemóvel da Apple, grava secretamente todos os movimentos do utilizador e guarda essa informação num ficheiro ‘escondido’, denunciam dois especialistas em segurança citados hoje pela BBC.

O registo é feito nos iPhones com o sistema operativo iOs 4, bem como nos iPads 3G, afirmam Alasdair Allan e Pete Warden, este último um antigo funcionário da Apple.

O ficheiro criado automaticamente pelos aparelhos, designado ‘consolidated.db’, regista uma lista de coordenadas geográficas relacionadas com a data e hora. Com o ‘software’ apropriado, dizem os especialistas, é muito fácil sobrepor esta informação num mapa e ver exactamente por onde o portador do telefone andou.

- Publicidade -

O jornal “Guardian”, que foi o primeiro a avançar com a notícia, escreve que nem o iPhone nem o iPad dão qualquer informação visível de que esta informação está ser gravada.

Ainda segundo a BBC, aparentemente o ficheiro não é enviado para a Apple. No entanto, diz o jornal Telegraph, este é copiado para qualquer computador utilizado para sincronizar informação (como contactos telefónicos ou e-mails).

A Apple não reagiu ainda a estas notícias mas, lembra a BBC, o acordo de utilização que todos os clientes têm de assinar quando activam o seu aparelho permite a recolha desta informação.Eis parte do texto em causa, no original inglês: “We may collect information such as occupation, language, zip code, area code, unique device identifier, location, and the time zone where an Apple product is used so that we can better understand customer behaviour and improve our products, services, and advertising”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.