Irão precisa apenas de 10 a 12 meses para produzir bomba nuclear

ouvir notícia

O Irão pode produzir urânio suficiente para uma bomba atómica dentro de dois a quatro meses, após o que precisa de mais oito a dez meses para fabricar o aparelho, segundo estimativas hoje divulgadas, noticia a agência AFP.

Os autores de um novo relatório sobre o programa nuclear iraniano asseguram que os dirigentes de Teerão fizeram progressos no seu esforço de enriquecimento de urânio, mas que os Estados Unidos e os inspetores da Organização das Nações Unidas seriam capazes de detetar qualquer tentativa de superar o patamar crítico, pelo menos no momento atual.

O documento, libertado pelo Instituto para a Ciência e Segurança Internacional, disponibiliza estimativas de ‘stocks’ de urânio e taxas de enriquecimento baseadas em informação das inspeções do programa iraniano feitas pela Agência Internacional da Energia Atómica.

- Publicidade -

Para ter os 25 quilos de urânio altamente enriquecido necessários para uma arma nuclear, o Irão “precisa pelos menos de dois a quatro meses”, adianta-se no relatório.

Para alcançar o objetivo, o Irão tem de aumentar o enriquecimento do seu urânio de 3,5 por cento para 20 por cento.

O relatório corrobora a perspetiva do governo dos EUA, segundo a qual assim que o Irão tome a decisão de construir a bomba fica a meses de gerar quantidade suficiente de material para uma bomba e outros meses adicionais para construir a aparelho.

As conclusões confirmam os comentários feitos à agência noticiosa por um dos autores do relatório, David Albright, um dos principais peritos sobre o projeto nuclear iraniano.

Quando o Irão tiver suficiente urânio enriquecido, pode precisar de oito a dez meses para construir uma arma nuclear, afirmou Albright à AFP na segunda-feira.

O secretário da Defesa norte-americano, Leon Panetta, afirmou em 11 de setembro último que os EUA teriam cerca de um ano para agir, se o Irão decidisse construir uma arma nuclear.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.