Isilda Gomes é única algarvia como membro efetiva no Comité das Regiões da União Europeia

ouvir notícia

Enquanto membro efetivo do Comité das Regiões da União Europeia (UE), a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, participou entre 11 e 13 de fevereiro na sessão inaugural do sétimo mandato daquele órgão comunitário, responsável pelas políticas dirigidas às regiões e municípios, o qual vigorará entre 2020 e 2025.

No quadro orgânico do Comité das Regiões para este mandato, Isilda Gomes passa a integrar a Comissão de Recursos Naturais (NAT), cujas responsabilidades englobam áreas como a saúde pública, a proteção civil, o turismo, as pescas, a economia do mar e a agricultura, fazendo também parte da Comissão da Política Social, Educação, Emprego, Investigação e Cultura (SEDEC).

Para além da autarca de Portimão, compõem a representação portuguesa mais 11 membros, entre os quais os presidentes das câmaras de Lisboa (Fernando Medina), Sintra (Basílio Horta) e Aveiro (Ribau Esteves), bem como o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

- Publicidade -

Por outro lado, Isilda Gomes foi convidada pelo presidente do Grupo Parlamentar Europeu Socialista, o francês Christophe Rouillon, para representar este organismo político no grupo de contacto com o Reino Unido, recém saído da União Europeia.

Perante os 329 membros do Comité das Regiões, em representação dos 27 estados-membros da UE, o grego Apostolos Tzitzikostas, novo presidente eleito, definiu três prioridades para o seu mandato, a primeira das quais será “a aposta na coesão territorial, inovação e empreendedorismo, mas também encontrando soluções credíveis para a gestão da migração, liderada pela solidariedade.”

“Em segundo lugar, as regiões e os municípios devem centrar-se na compreensão e na resposta às profundas transformações das atuais revoluções verdes, digitais e demográficas. Por último, temos de reforçar a democracia europeia, colocando as regiões e os municípios no seu coração, a fim de aproximar a Europa das pessoas”, realçou Apostolos Tzitzikostas, atual governador da Macedónia Central.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.