Israel critica Portugal por receber ministro iraniano

ouvir notícia

O embaixador de Israel em Lisboa criticou a decisão de Portugal de receber o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, considerando-a “surpreendente e dececionante” e contrária à posição europeia de condenação do regime de Teerão.

Numa nota enviada à Agência Lusa a propósito da visita a Lisboa, hoje e quarta-feira, de Manuchehr Mottaki, o embaixador israelita, Ehud Gol, evoca a declaração aprovada em junho pelos líderes da União Europeia condenando a falta de cooperação de Teerão em relação ao seu programa nuclear e a decisão europeia de aplicar novas sanções.

“É por esta razão que se torna extraordinariamente surpreendente e dececionante que alguns países europeus ajam de uma forma que contraria as próprias decisões da instituição europeia de que fazem parte, abrindo as suas portas aos altos representantes daquele regime pária e transmitindo, consequentemente, uma mensagem dúbia a Teerão”, afirma o embaixador na nota.
Regime que viola “os direitos humanos da forma mais viciosa”

- Publicidade -

“Neste preciso momento, urge uma posição unificada da comunidade internacional por forma a assegurar o sucesso nos esforços e passos dados contra um regime que continua, sistematicamente, a violar os direitos humanos da forma mais viciosa”, acrescenta.

Manuchehr Mottaki chega hoje à tarde a Lisboa procedente de Madrid, tendo previsto manter ainda hoje uma reunião de trabalho com o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado.

JA/Lusa

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.