Israelitas e palestinianos prolongam trégua por cinco dias

ouvir notícia

.

Falhou o acordo “global e permanente” nas conversações no Cairo, mas israelistas e palestianianos disseram ‘sim’ ao prolongamento por mais cinco dias do cessar-fogo de 72 horas que terminava quando o relógio marcasse as 00h01 locais (22h01 em Lisboa).

Izzat Risheq, um dos dirigentes do Hamas que se encontra no Cairo, explicou à “CNN” que este prolongamento significa “dar mais tempo para que se consiga alcançar um acordo nas divergências entre as partes”.

Será este um sinal de esperança? Ou os relatos da polícia de Israel de que, horas antes de expirar o prazo deste acordo de três dias, foram lançados ‘rockets’ a partir da Faixa de Gaza, denotam a fragilidade das negociações no Egito e a incerteza sobre o rumo dos acontecimentos no terreno, quando se contabilizam mais de dois mil mortos neste enclave.

- Publicidade -

Sobre os ataques reportados, o Hamas rejeitou terem sido de sua autoria, noticia a Reuters.

A esmagadora maioria das vítimas contabiliza-se do lado palestiniano desde que o conflito começou há 35 dias com a incursão militar de Israel como resposta aos ataques do Hamas.

Benjamin Netanyahu dirigou duras críticas ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU acusando-o de “legitimar organizações terroristas assassinas como o Hamas”. As declarações do primeiro-ministro israelita surgiram esta quarta-feira com o anúncio da criação de uma comissão de investigação internacional, noticia a AFP.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.