Já não há Papa

ouvir notícia

.

Bento XVI deixou de ser Papa às 20h de ontem. Começa agora uma nova etapa, sem precedentes, para a Igreja Católica.

Às oito horas da noite de quinta-feira, os dois guardas suíços que estavam de guarda à porta da casa papal de Castel deixaram o trabalho e, simultaneamente, três polícias do Vaticano ocuparam as suas posições.
As portas foram fechadas. Ao mesmo tempo, em Roma, também foram fechadas e lacradas as portas do apartamento papal e o elevador privado que será reaberto apenas na presença do sucessor de Bento XVI, escolhido aproximadamente a meio do mês.

À mesma hora, também, Bento XVI deixou de ser Papa, como foi anunciado em 11 de fevereiro, por decisão pessoal e voluntária. Antes devolveu o anel papal e nos próximos dias será destruído o selo que confirma os documentos oficiais papais. Este é um dos eventos que faz e pode ser transmitido ao vivo em todo o mundo. “Obrigado e boa noite”, foram suas últimas palavras como Papa.

- Publicidade -

Assim termina depois de quase oito anos, o pontificado de Joseph Ratzinger e começa uma etapa sem precedentes na Igreja Católica. Na segunda-feira, os 209 cardeais começam a reunião. 114 deles têm menos de 80 anos, estão fechados na Capela Sistina para eleger um sucessor.

Bento XVI não vai, mas certamente que no conclave vão falar das razões por que ele se demitiu e irá influenciar a escolha de um sucessor. Não apenas sobre a pedofilia clerical, mas o silêncio que durante 60 anos o Vaticano manteve sobre os casos e a limpeza da instituição iniciada e não concluído por Joseph Ratzinger. Um relatório secreto de 300 páginas, solicitada pelo ex-Papa, daria a entender a existência de Lobis de poder e grupos homossexuais que promovem ou destrem carreiras e, com nomes, que o Papa chamou de “contaminação” da igreja.

Em cima da mesa está também o sucessor para a reorganização do governo central (Curia), para torná-lo mais funcional para os tempos modernos, levando assim a uma maior “democracia” no interior, com a adição de bispos e cardeais na cúpula do Vaticano. Outra questão que fica para o sucessor de Ratzinger será a “tradução” do catolicismo em categorias que não a ocidental, que para os católicos há séculos se identificaram com as potências ocidentais. A igreja foi expandido na América Latina, África e Ásia, mas diminui cada vez mais no Ocidente.

As jogadas do conclave para eleger um sucessor começaram no dia 11, quando Bento XVI anunciou a renúncia. Neste momento, há pelo menos uma dúzia de cardeais dadas como papáveis e parece evidente, segundo explicam os eleitores, é que o processo será feito em duas etapas. Primeiro será analisada a situação da Igreja, a relação da igreja com relação à comunidade internacional e da situação financeira da instituição.

Só então você se vai encontrar o candidato ideal para as exigências atuais. Que continue europeu, ou que pela primeira vez seja escolhido um de cardeal africano ou de outro continente “, isso não importa”, dizem os eleitores. “O que importa são as suas capacidades.”

Analisando todos os aspectos, parece claro que o ponto de dialética eleitoral será continuar os esforços de Ratzinger para reformar a estrutura, mas por dois caminhos diferentes. Como decorre das escaramuças ainda raramente públicas, a batalha será entre aqueles que vêem o homem apto e forte, que pode reformar ou o candidato perfeito para as reformas e com o valor acrescentado para ser carismático para voltar a dar à Igreja o prestígio que perdeu. Um jovem Ratzinger, com a liderança e, talvez, de outro continente.

Não há falta de candidatos adequados para a Igreja Católica, por isso tudo depende dos aspeto que os cardeais eleitores vão valorizar, com a chegada a Roma de cardeais de todo o mundo estão caindo aos pedaços jogos aritméticos que estavam a ser preparados pels os cardeais da Cúria.

Rossend Domènech (Rede Expresso)
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.