COVID-19

Janssen e AstraZeneca: EMA alerta para novo efeito secundário

Janssen e AstraZeneca: EMA alerta para novo efeito secundário
O painel de segurança da Agência Europeia de Medicamentos aponta que pode existir uma relação causal entre a toma destas vacinas e o surgimento de mielite transversa, uma inflamação na medula espinal

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) adverte que a toma das vacinas da AstraZeneca e da Janssen pode estar associada a casos de mielite transversa. Um painel de segurança da entidade reguladora reconhece, após analisar vários dados, que há uma “possibilidade razoável” de existir uma relação causal.

Todavia, o grupo de investigadores frisa que as vantagens das duas vacinas contra a covid-19 continuam a ser largamente superiores, mantendo inalterado o risco-benefício.

Ainda assim, a equipa de peritos da EMA propôs, esta sexta-feira, que a rara inflamação na medula espinal seja adicionada à lista de possíveis efeitos adversos das vacinas da AstraZeneca e da Janssen.

Os sintomas mais frequentes deste problema de saúde são: fraqueza muscular, paralisia das pernas e/ou braços, dor nas costas, sensibilidade reduzida, incontinência e dificuldade ao engolir.

A Agência Europeia de Medicamentos ainda não revelou, até ao momento, quantos casos de mielite transversa foram identificados em pessoas inoculadas com os dois imunizantes em causa, sendo assim desconhecida a prevalência.

PUB
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste