Jorge Sampaio. “O século começou mal”

ouvir notícia

Jorge Sampaio

Quinze anos e sete meses depois da entrada no novo século, Jorge Sampaio considera que têm sido tempos de “um cortejo de indiscritíveis violências”. O ex-presidente da República foi homenageado esta segunda-feira ao final da tarde, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, depois de ter recebido o Prémio Nelson Mandela, na última sexta-feira, nas Nações Unidas, em Nova Iorque.

“Este novo século começou mal. Carregámos já nestes seus primeiros anos um cortejo de indiscritíveis violências, situações de terror múltiplo e geograficamente disperso, crises económicas e financeiras demolidoras de um desejável progresso social, com preocupantes efeitos numa grande descredibilização da ação politica”, disse Sampaio.

O secretário-Geral das Nações Unidas e enviado especial para a luta contra a tuberculose recordou quem o ajudou no trabalho com a ONU e na importância no auxílio dos estudantes sírios. Com o panorama atual, Sampaio admitiu que é “difícil ser otimista”.

- Publicidade -

O ex-chefe de Estado diz ainda que a União Europeia “tem revelado nos últimos anos uma impotência decisória”, principalmente no que diz respeito à política externa. Para Sampaio , a UE já não é o local onde “íamos buscar conforto, por ser depositário de muitas das nossas esperanças, progresso e equilíbrio estratégico”.

Para Sampaio, outro sinal do mau começo do século é o “o alastrar de perigosos fundamentalismos” e a “vergonhosa tragédia dos migrantes que procuram na Europa uma alternativa à morte, à fome ou à violência e encontram o Mediterrâneo como sepultura dos seus magros sonhos”.

Este que era um milénio “gerador de tantas expetativas” começou “mal”, insistiu.

RE

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.