Jornalistas franceses pedem para ser evacuados de Homs

ouvir notícia

Jornalista Édith Bouvier, que ficou ferida durante bombardeamentos em Homs, e fotógrafo William Daniels, colaboradores do “Figaro Magazine”, apelam para ser evacuados “com urgência” da Síria, para o Líbano.

Édith Bouvier, a jornalista francesa que sofreu fraturas nas duas pernas nos bombardeamentos ocorridos ontem em Homs, apela a um cessar-fogo “o mais depressa possível” para poder ser operada. Num vídeo divulgado na Internet, Bouvier e o seu colega William Daniels, afirmam que apesar de estarem a ser bem tratados não há condições para continuarem no país, e pedem ajuda para ser evacuados para o Líbano.

A Associação dos jornalistas do “Figaro Magazine” expressou hoje as “maiores preocupações” a respeito da situação de Édith Bouvier, e apela às autoridades sírias para facilitarem a sua evacuação.

- Publicidade -

Foi numa casa transformada numa espécie de redação, em Homs, que ontem Édith foi ferida durante um ataque e que a americana Marie Colvin, grande repórter do “Sunday Times”, e o francês Rémi Ochilk, fotógrafo independente, acabaram por morrer. Um outro jornalista, o fotógrafo britânico Paul Conroy, foi igualmente ferido, mas Londres já afirmou que ele já estaria a ponto de ser evacuado.

Alain Juppé exige à Damasco cessar-fogo

A jornalista francesa sofreu diversas fraturas nas duas pernas e precisa de ser operada com urgência, intervenção que não pode ser realizada em Homs, razão pela qual Édith apela a um cessar-fogo e à disponibilização, pelas autoridades locais, de uma ambulância equipada ou “outro veículo em bom estado” que os conduza, a ela e ao fotógrafo Williams Daniels, ao Líbano.

Entretanto, o Governo francês diz estar “plenamente mobilizado para prestar assitência” à jornalista, assegurou o porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros, Alain Juppé. “Nós exigimos às autoridades sírias o fim dos bombordeamentos e, também, que estejam reunidas as condições de segurança e médicas em Homs para que sejam prestados socorros às vítimas”, afirmou Romain Nadal.

O ministro sírio da Informação, Adnane Mahmoud, por sua vez, anunciou que o Governo de Homs está autorizado a tentar evacuar os jornalistas feridos bem como os corpos dos seus colegas que faleceram. “É apenas um anúncio. Ainda não há nada de concreto, e por isso renovo o meu apelo à Damasco”, assegurou o chefe da diplomacia francesa.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.