José Carlos Barros põe em causa periodicidade dos avisos de interdição da apanha de bivalves

ouvir notícia

.

O deputado social-democrata José Carlos Barros, eleito pelo Algarve, questionou a ministra do Mar sobre a recente redução dos montantes das compensações relativas aos períodos de interdição de apanha e captura de bivalves, nomeadamente de conquilha.

De acordo com o parlamentar, esta redução dos montantes financeiros “não se compreende, até porque não houve nenhuma alteração da legislação do fundo de compensação salarial, que é de 2014”.

José Carlos Barros abordou igualmente o processo de interdição temporária da apanha e captura de bivalves, instando o Ministério do Mar a procurar “ultrapassar as dúvidas e suspeições” associadas a estes processos.

- Publicidade -

O deputado fez referência, nomeadamente, às graves consequências do ponto de vista social, afetando centenas de famílias, que podem resultar do excessivo espaçamento temporal verificado entre a atualização dos comunicados: “O problema, muito concretamente, é este: os valores das toxinas (por exemplo) podem estar normalizados uma semana depois de ter sido decretada uma interdição, mas o levantamento dessa interdição pode demorar dois meses, deixando os mariscadores impedidos de trabalhar durante todo esse tempo”.

A interpelação de José Carlos Barros teve lugar no âmbito da audição da ministra Ana Paula Vitorino, na Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.