CULTURA ÚLTIMAS

José Praia regressa à Áustria para mais dois espetáculos

.

O cantor e músico de Albufeira parte já amanhã, sexta-feira, para a zona de Tirol, na Áustria, onde vai fazer dois espetáculos. O primeiro acontece no dia 10 de novembro, em Ellmau, e o segundo é no dia seguinte, dia 11, em Achensee.

“É sempre gratificante levar a nossa música e as nossas raízes culturais, os hábitos e costumes do nosso povo, a um país como a Áustria, que é, como sabemos, a capital mundial da música”, afirma José Praia.

O artista algarvio, que durante a época balnear concentra os seus espetáculos em Portugal, em particular na região algarvia, leva consigo nesta deslocação à Áustria a música tradicional, sem esquecer o fado.

Quando regressar desta pequena digressão na Áustria, o artista vai cumprir alguns contratos estipulados no Algarve, para depois arrancar novamente, a 30 de novembro, para a região das Ardenas, entre a Bélgica, Alemanha e Luxemburgo, a fim de participar nos mercadinhos de Natal.

Em 55 anos de carreira, José Praia já levou a música tradicional portuguesa aos quatro cantos do mundo. O músico nasceu em Esposende (distrito de Braga), mas desde cedo adotou o Algarve como a sua terra de eleição. Em 1986, fundou em Albufeira o grupo de cantares tradicionais “José Praia e Áqua Viva” com os seus três filhos (Alberto, Gonçalo e Miguel). Para além de cantar, José Praia também toca piano, viola, guitarra portuguesa, acordeão, cavaquinho, gaita de beiços, viola baixo, viola braguesa e alguns instrumentos de percussão.

Nos últimos anos, o músico tem sido muito requisitado para concertos em cidades austríacas, alemãs, holandesas, francesas, italianas, suíças e espanholas, além de Macau e Hong Kong.

José Praia tem 225 obras registadas na Sociedade Portuguesa de Autores, além de 11 discos e três singles.

NC|JA

Advertisements
%d bloggers like this: