José Sócrates debate justiça e política em Vila Real de Santo António

ouvir notícia

.

José Sócrates é o convidado do debate “Política, Justiça e Indiferença”, que terá lugar este sábado, dia 09 de janeiro, às 16h00, no auditório do Glória Futebol Clube, em Vila Real de Santo António.

A sessão será moderada pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, e tem como objetivo discutir a questão da justiça, dos tribunais e dos direitos de uma forma multifacetada, procurando novas abordagens que contribuam, de forma construtiva, para o funcionamento das instituições.

Durante o debate, José Sócrates abordará algumas das questões que conduziram às suspeitas que recaem sobre si, bem como outros assuntos ligados à justiça e política nacional, nesta que é uma das suas primeiras participações públicas após a entrevista que concedeu à TVI, em dezembro.

- Publicidade -

Para Luís Gomes, o convite a José Sócrates “ganha ainda maior relevância tendo em consideração o facto de este ser talvez o episódio mais mediático da justiça portuguesa, cujos contornos e dimensão são tema diário de análise e discussão nos mais diversos contextos e setores”.

Por outro lado, a sessão pretende avaliar – na primeira pessoa – algumas das fragilidades que os organismos governamentais, o sistema judicial e os media revelaram ao lidar com um caso ímpar em termos de popularidade, propenso a diversas leituras e reações nos mais variados setores da sociedade portuguesa.

“Em síntese, queremos criar um fórum onde convidados e público possam questionar, debater e apresentar – de uma forma livre – propostas válidas sobre temas fraturantes e estruturais num Estado de Direito, que estão longe de gerar consenso”, acrescenta Luís Gomes.

A iniciativa é aberta a todas as forças vivas da sociedade, desde universidades e escolas a associações, comerciantes, empresários, IPSS, representantes políticos, entre muitos outros convidados.

O debate pretende igualmente constituir-se como um fórum de ideias, divulgando diferentes perspetivas e novas abordagens da política e da justiça, sendo incentivada a colaboração de todas as entidades locais, nacionais, governamentais e não-governamentais.

Esta sessão dá seguimento ao Fórum “Refundar a República”, um ciclo de colóquios que tem como meta encontrar soluções para repensar o funcionamento das instituições e da democracia, cuja última edição avaliou, em VRSA, “O Estado dos direitos e a situação da Justiça em Portugal”.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Só uma pergunta para ele: quanto dinheiro tinha antes de ser Primeiro Minisro e quanto teem agora? Pode explicar a diferença? E uma lembrança: as matemáticas sao provas infaliveis e inscontestaveis para ser condenado.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.