Jovem com paralisia cerebral precisa de nova cadeira de rodas

ouvir notícia

Marco Nuno passa a maior parte do dia numa cadeira de rodas que, além de velha, não está adaptada ao seu corpo e às suas atividades

Marco Nuno, 34 anos, é um jovem bem conhecido em Lagos. Sofre de paralisia cerebral mas nunca deixou a doença vencer. Todos os dias, Marco percorre a cidade numa velha cadeira de rodas para trabalhar e conviver. O problema é que a cadeira de rodas já não se adequa à sua atividade diária. Para ajudar, a associação Espiral de Vontades lançou uma campanha solidária

A associação Espiral de Vontades lançou este mês uma nova campanha solidária. A iniciativa é dirigida a um jovem de Lagos com paralisia cerebral, que precisa de uma cadeira de rodas elétrica, dado que a sua já se encontra muito velha e não se adequa à sua atividade diária.

Marco Nuno Rodrigues tem 34 anos e costuma “andar” por Lagos, onde vive numa instituição e faz trabalhos para venda. O jovem apenas consegue comunicar através da escrita, mas mesmo assim é muito acarinhado pelos moradores que o conhecem há muitos anos.

- Publicidade -

A paralisia cerebral foi detetada quando Marco tinha apenas cinco meses de idade, mas não há certezas sobre a causa, isto é, se foi um problema de nascença ou um erro médico.

Seja como for, o jovem nunca se deixou vencer pela doença e, atualmente, passa cerca de 12 horas por dia na cadeira de rodas. As horas são passadas a vender bijuterias no centro da cidade de Lagos e num dos supermercados locais. À noite está de regresso à instituição onde dorme.

No entanto, a cadeira que usa está velha e precisa de ser substituída, caso contrário, o Marco Nuno pode ficar “preso” dentro de quatro paredes.

“O Marco precisa de uma cadeira nova, porque a atual tem frequentemente problemas mecânicos e já não se encontra adequada ao seu corpo, nem às suas deslocações exteriores, visto que ele tem uma atividade diária intensa”, refere ao JA Gonçalo Matos, um amigo de longa data.

Como ajudar o Marco

Segundo o amigo, apesar das suas evidentes limitações físicas, o Marco Nuno Rodrigues não consegue estar parado sem fazer nada. “É uma pessoa que gosta de ter a sua atividade e até interagir com as pessoas. Apesar de não falar, ele consegue transmitir a sua mensagem através de um computador que transporta na cadeira de rodas”, conta Gonçalo Matos, frisando que “se ele não tiver uma atividade será complicado manter-se ativo e feliz”.

Uma vez que a instituição que acolhe o Marco não tem apoios financeiros para ajudas técnicas, nomeadamente para cadeiras de rodas elétricas (a cadeira que o jovem precisa custa perto de 23 mil euros), a associação Espiral de Vontades tomou a iniciativa de promover uma campanha solidária.

Assim, ajudar o Marco pode ser através da separação e recolha de tampas de plástico, nos locais habituais da Tampa Amiga em Lagos, ou nos pontos de entrega da associação Espiral de Vontades (Bombeiros de Monchique e GNR de Portimão), ou, ainda, através de donativo na conta da Caixa Agrícola (NIB – 004571904024751105440).

(Notícia publicada na última edição do JA – dia 7 de abril)

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.