Jovens acordeonistas algarvios brilham em Alcobaça

ouvir notícia

Hernâni Cerqueira (Tunes), Jessica Guerreiro (Ferreiras) e Hugo Madeira (Altura)

Onze jovens acordeonistas algarvios estiveram em destaque no 20.º Troféu Nacional de Acordeão, considerado o mais importante do país naquela área musical, e no 1.º Concurso Internacional de Acordeão, competições realizada no último fim de semana em Alcobaça, no âmbito da 19.ª Semana Internacional do Acordeão.

Jéssica Guerreiro (Ferreiras) e Hernâni Cerqueira (Tunes), ambos com 17 anos, conquistaram o primeiro lugar, tanto na competição nacional como na internacional, nas categorias de solista varieté e júnior varieté, respetivamente. Tiago Conceição (Loulé), de apenas 6 anos, foi primeiro na competição nacional e terceiro na internacional, na categoria de iniciados.

Daniel Silva (Paderne), de 17 anos, e João Palma (Loulé), de 15 anos, conseguiram o segundo lugar na competição nacional e na internacional das categorias sénior varieté e juvenil varieté, respetivamente. Destaque ainda para os segundos lugares a nível nacional e quartos a nível internacional de Carina Duarte (Quarteira), de 11 anos, e de Pedro Palma (Loulé), de 15 anos, nas categorias de duo A e duo B, respetivamente.

- Publicidade -

A dupla constituída por André Filipe, 12 anos, e Beatriz Filipe, 15 anos, (de Almodôvar, Baixo Alentejo), alcançou a terceira posição nacional e a quarta a nível internacional, na categoria de duo A. Miguel Coelho (Tunes), 9 anos, obteve o mesmo resultado, mas na categoria de iniciados. Mariana Coelho (Olhos de Água), 12 anos, e Carolina Farias (Guia), 13 anos, ficaram no quarto lugar nas competições nacional e internacional, na categoria infantil. Todos estes jovens são alunos de Nélson Conceição, de Santa Bárbara de Nexe (Faro).

Hugo Madeira (Altura, Castro Marim), de 8 anos, aluno de João Pereira, ficou no segundo lugar do troféu nacional e no quarto lugar do troféu internacional, na categoria de iniciados.

O troféu internacional foi disputado por jovens de Portugal, Itália, Espanha, Lituânia, Bósnia, Sérvia e China. As competições contaram com a presença de 65 particpantes, 15 dos quais do Algarve, e o júri foi composto por onze elementos, de várias nacionalidades.

“A participação dos jovens algarvios nestes encontros nacionais e internacionais são de elevada importância, não só, para uma salutar e pedagógica competição entre os estudantes, mas também, para a projecção e dignificação deste instrumento musical no Algarve e no País”, considera João Pereira, professor de acrdeão e presidente da associação Mito Algarvio.

“Num reportório de trinta e oito músicas diferentes que estes estudantes exibiram em dois dias, treze pertencem a autores algarvios, o que denota a importância deste instrumento musical para a cultura da região.”, frisa aquele responsável.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.