Jovens de Faro propõem medidas para reverter aquecimento global

ouvir notícia

Seis listas de alunos da escola secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, propuseram neste ano letivo “medidas inovadoras” para que se possa reverter o aquecimento global.

Sofia Solayman, Ionela Pisten, Pedro Galego, Bruno Correia, Isabel Costa e Alexandra Guerreiro foram os representantes dos 60 alunos que assumiram a defesa do planeta como uma responsabilidade coletiva.

Estas propostas foram apresentadas, na semana passada, ao deputado socialista Luís Graça, num anfiteatro escolar repleto de estudantes que participam no projeto do Parlamento dos Jovens, cujo tema este ano é precisamente “as alterações climáticas e a criação de medidas para reverter o aquecimento global”.

- Publicidade -

O investimento em painéis fotovoltaicos, no transporte ferroviário, a criação de eco-quarteirões, a reutilização de matérias recicláveis para a construção civil, o combate ao desperdício de roupa, a substituição da iluminação tradicional por iluminação por LED’s, incentivos à reciclagem, a criação de um cartão verde para ciclistas ou a assunção de papel reciclado para os manuais escolares, foram algumas das medidas a que o deputado Luís Graça fez questão de responder.

O parlamentar e líder do PS Algarve evidenciou também algumas das medidas que o governo já tem em curso, como “o investimento nos painéis fotovoltaicos e no transporte ferroviário”.

Já Custódio Moreno, diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) fez um discurso entusiástico sobre o associativismo e a capacidade mobilizadora dos jovens.

O IPDJ, parceiro do Parlamento dos Jovens, tem monitorizado este projeto desde o início, acompanhando a sua evolução. O diretor regional saudou ainda os jovens desta escola por terem tido “a força para mobilizar cerca de meia centena de alunos capazes de criar dezoito medidas originais de combate ao aquecimento global”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.