“Jovens e a Política” lançado na Feira do Livro de Portimão

ouvir notícia

.

A Feira do Livro de Portimão será palco, no próximo dia 19 de agosto, às 22h00, do lançamento do livro “Jovens e a Política”, de José Miguel Bettencourt. A obra será apresentada pelos deputados à Assembleia da República Cristóvão Norte e Teresa Caeiro.

Este livro teve o seu primeiro lançamento no passado dia 14 de julho, na Assembleia da República, que contou com a apresentação de Adriano Moreira, Mota Amaral e Jaime Gama.

A obra – que trata sobre política, os políticos e a juventude, do passado à atualidade – conta com o prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, a nota de apresentação de Mota Amaral e o posfácio de Jaime Gama. Reúne depoimentos inéditos de personalidades dos mais variados quadrantes políticos portugueses, como: Adriano Moreira, João Carlos Espada, João Dias da Silva, Luís Campos e Cunha, Miguel Morgado, Mota Amaral, Paulo Almeida Sande, Paulo Teixeira Pinto, Pedro Magalhães e Rui Oliveira e Costa.

- Publicidade -

“Neste livro são feitas declarações inéditas sobre o tempo conturbado que vivemos e a importância de se repensar a política e a sua utilidade. Apurando o que pode ser a política, para que serve, qual a finalidade da ação política. O que poderá ser hoje o Estado e a democracia. A importância dos conceitos de poder e da ética para a política. O papel do Presidente da República e de um governo, as revisões constitucionais em Portugal. Os partidos em Portugal, a função de um deputado, a Assembleia da Republica, as eleições directas e primárias e a necessidade de profissionalizar a política, o acesso à governação e a oportunidade de governar. Igualmente é feita uma reflexão sobre a importância de implementar reformas urgentes no sistema político, partidário e eleitoral, que têm vindo consecutivamente a ser adiadas e onde são lançadas propostas para que essa reforma seja efetivamente feita.
É feita uma retrospectiva de diversas gerações politicas e de pensadores da política portuguesa, das experiências e missões políticas que protagonizaram, da análise que fazem da política e dos políticos, desde o Estado Novo, o pré e pós 25 de Abril, passando pela análise de diferentes momentos relevantes dos 41 anos da democracia portuguesa. No livro é também abordada a relação entre a política e as novas gerações. A baixa participação cívica e partidária dos portugueses, a dos jovens e a dos menos jovens, uma questão cujas causas e consequências se tenta aqui entender, tendo em conta que essa problemática pode ser um sintoma preocupante e reflexo de uma sociedade civil ainda frágil”, explica o autor, um académico e investigador de ciência política que, desde muito novo, tem acompanhado com especial interesse, a política, os partidos e a acção dos políticos.

JA

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.