Junta de Andaluzia vai apoiar projetos da nova eurocidade

ouvir notícia

.

Os autarcas das duas cidades pretendem efetuar candidaturas a fundos comunitários para desenvolver diversos projetos no âmbito da nova eurocidade

.

Os autarcas de Vila Real de Santo António e de Ayamonte querem integrar a recém-criada eurocidade Ayamonte – Vila Real de Santo António nos projetos elegíveis do Quadro de Referência Estratégica Nacional 2014-2020, dando seguimento às metas do Plano Estratégico de Cooperação Transfronteiriça Andaluzia-Algarve-Alentejo.

- Publicidade -

Para conseguir este objetivo, os presidentes dos dois municípios do Guadiana reuniram-se, na passada semana, em Ayamonte (Espanha), com a conselheira da Presidência e Igualdade da Junta da Andaluzia, Susana Díaz, que se comprometeu a desenvolver esforços “para conduzir ao êxito” todos os projetos da eurocidade.

Em calendário já se encontra a celebração do Dia Europeu de Cooperação Transfronteiriça, assinalado a 21 de setembro, estando em carteira a realização de diversos mercados tradicionais no território da eurocidade.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, o envolvimento da Junta de Andaluzia mostra “o impacto que a eurocidade já tem junto das entidades públicas e da população”, tendo o autarca assumido o compromisso de manter contactos com a homóloga Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

“O projeto eurocidade representa um universo de 40 mil pessoas e é o exemplo de uma nova política de cooperação e desenvolvimento social e económico. Todos os mecanismos de financiamento que vierem a ser encontrados serão por isso multiplicados pelas duas cidades e pelas regiões do Algarve e de Huelva”, destaca Luís Gomes.

Este encontro bilateral foi precedido por reuniões de trabalho com os técnicos das câmaras municipais de VRSA e de Ayamonte responsáveis pelas áreas da cultura, desporto, comércio e turismo, educação, ambiente, entre outras, que manterão sessões de trabalho conjuntas durante os próximos meses.

A criação da eurocidade surge no âmbito do plano de atividades apresentado pelo presidente da CCDR-Algarve, durante a “II Reunião do Conselho da Eurorregião”, quando assumiu a presidência da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, a 28 de setembro de 2012, em Sevilha, por um período de dois anos.

A Eurocidade Ayamonte – Vila Real de Santo António é um projeto que vai além da cooperação institucional e pretende o fortalecimento da ligação já existente entre os dois municípios, promovendo a convergência económica, social, cultural, turística e ambiental entre as duas cidades

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.