Juntar o ‘saber científico’ ao ‘sabor dos chefs’ para criar ementa saudável

ouvir notícia

A salicórnia foi recentemente incorporada na cozinha gourmet. “Esta planta produz compostos antioxidantes, podendo trazer um benefício adicional à nossa saúde”, sublinham os investigadores da UAlg

Dez chefs, nove investigadores da Universidade do Algarve (UAlg) e uma empresa algarvia acabam de criar a ementa “XtremeGourmet”. Trata-se de um projeto que pretende promover, através da cozinha gourmet, o consumo de plantas saudáveis e benéficas para a saúde, mais especificamente as extremófilas.

“Exemplo disso é a salicórnia, recentemente incorporada na cozinha gourmet, que cresce em zonas de sapal”, adiantam os investigadores da UAlg, explicando porque estas plantas são tão importantes: “Porque conseguem viver em locais onde as normais morreriam, ou seja, em solos salgados, sujeitas a alterações extremas de humidade e temperatura”.

Para a equipa de investigação, “esta será uma excelente oportunidade para os chefs se envolverem de forma ativa na produção de ingredientes inovadores usados na criação de experiências gastronómicas novas e originais”…

- Publicidade -

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 27 DE JULHO)

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.