Kwiatkowski ganha Volta ao Algarve e Valter Pereira é o melhor trepador

ouvir notícia

César Fonte, Valter Pereira, Michal Kwiatkowski, Rui-Costa e Alberto Contador

A 40.ª Volta ao Algarve terminou em beleza para a Omega Pharma-QuickStep, que juntou o triunfo na quinta etapa, por intermédio do britânico Mark Cavendish, à vitória do polaco Michal Kwiatkowski na geral individual.

A derradeira tirada da competição, disputada este domingo, transportou a caravana de Tavira até Vilamoura, num percurso de 155,8 quilómetros sem qualquer contagem de montanha, o que se refletiu na impressionante média de 45,786 km/h conseguida pelo pelotão.

Uma fuga de seis corredores animou parte da jornada e ainda conseguiu passar na frente nas primeiras voltas ao circuito urbano de Vilamoura. No entanto, a aproximação ao final revelou a vontade de mostrar serviço dos homens mais velozes.

- Publicidade -

O campeão britânico de fundo bateu toda a concorrência, alcançando a primeira vitória da temporada, relegando os franceses Arnaud Démare (FDJ.fr) e Bryan Coquard (Europcar) para a segunda e terceira posições, respetivamente.

“Estou muito contente. Viemos aqui para lutar pela geral com o Michal, por isso esta etapa é um bónus. Ganhámos três etapas, a geral, foi muito bom. Só estamos em fevereiro e é só a minha segunda vez no Algarve [primeira vitória]”, afirmou Mark Cavendish.

Na classificação geral, o pódio manteve-se inalterado, com Michal Kwiatkowski a ser coroado vencedor da corrida, tendo aumentado a vantagem sobre a concorrência em 3 segundos, mercê da vitória na primeira meta volante do dia.

“É a minha primeira grande vitória numa geral de uma prova por etapas. É a terceira vez que faço esta prova, o público é muito caloroso. É uma ótima preparação para o resto da temporada. Foi muito duro, mais do que no ano passado. No ano anterior, com o contrarrelógio no último dia, foi mais simples, porque não houve tanta luta no Malhão”, disse Michal Kwiatkowski.

O espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) que tinha ganho no sábado, no Alto do Malhão, foi o segundo, a 19 segundos, e o português e campeão mundial de fundo, Rui Costa (Lampre-Merida), fechou o pódio, a 32 segundos do polaco.

“Foi uma etapa complicada, tínhamos de estar na frente para não correr riscos. Estou contente, foi uma semana importante para mim (…) O ano passado também estive num bom nível no início da época, em Omã. Estive a discutir etapas e acabei bem na geral. Mas este ano as sensações são melhores, o trabalho foi mais bem feito”, disse o ciclista espanhol da Tinkoff-Saxo.

Rui Costa declarou que sai satisfeito da Volta ao Algarve: “Gostava muito de ter dado a vitória aos portugueses, mas não foi possível. A minha equipa esteve bastante bem, só tenho de agradecer-lhes. Saio bastante satisfeito, estou contente com a minha prestação. Espero que algum dia um português ganhe, mas a Volta ao Algarve está cada vez mais difícil. Todos os dias fui regular (…) Fiz o que pude. É uma prova muito importante para mim.”

Valter Pereira “rei” da montanha

A Lampre-Merida impôs-se coletivamente. Rui Costa conquistou a classificação por pontos. Valter Pereira (Banco BIC-Carmim-Tavira) foi o melhor trepador e César Fonte (Rádio Popular) subiu ao pódio como vencedor da camisola das metas volantes.

Valter Pereira vestiu a camisola azul e juntou-se aos melhores do mundo que estiveram em competição em terras algarvias desde quarta-feira.

Para o jovem atleta de 24 anos este resultado foi a concretização de um sonho. “Vim para esta Volta com a ideia de tentar pontuar na montanha, e isso acabou por acontecer”, desabafou o ciclista do Banco BIC/Carmim/Tavira.

“Só tenho a agradecer aos meus colegas o trabalho que tiveram em colocar-me nas fugas e a ajuda preciosa na obtenção deste prémio, que é de todos”, referiu o melhor trepador da prova.

.

CLASSIFICAÇÕES

5.ª Etapa (Tavira – Vilamoura, 155,8 km)
1.º Mark Cavendish (Omega Pharma-QuickStep), 3h24m10s
2.º Arnaud Démare (FDJ.fr), mt
3.º Bryan Coquard (Europcar), mt
4.º José Joaquín Rojas (Movistar), mt
5.º Sacha Modolo (Lampre-Merida), mt
6.º Alexey Tsatevitch (Katusha), mt
7.º Danilo Napolitano (Wanty-Groupe Gobert), mt
8.º Igor Boev (Rusvelo), mt
9.º Thomas Leezer (Belkin), mt
10.º Yoann Offredo (FDJ.fr), mt

.

Geral Individual
1.º Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep),
2.º Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), a 19s
3.º Rui Costa (Lampre-Merida), a 32s
4.º Alexandre Geniez (FDJ.fr), a 1m13s
5.º Wilco Kelderman (Belkin), a 1m32s
6.º Rubén Fernández (Caja Rural-RGA Seguros), a 1m33s
7.º Christopher Horner (Lampre-Merida), a 1m34s
8.º Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa), a 1m35s
9.º Simon Spilak (Katusha), a 1m41s
10.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), a 1m42s

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.