Lagoa contraria isolamento e previne dependência dos idosos

ouvir notícia

A câmara de Lagoa tem vindo a promover o projeto de animação sénior, dedicado aos munícipes com mais de 60 anos, através da realização de atividades enquadradas no Programa LagoaSocial.

Assim, o município encontra-se a desenvolver diversos projetos e ações que visam “combater o isolamento social em que se encontram muitos idosos” e que pretendem “promover o bem-estar dos seniores, fomentando um envelhecimento ativo e consequente melhoria da sua qualidade de vida” face ao aumento da esperança média de vida.

Entre as atividades estão os ateliês seniores LagoaSocial, um projeto de animação sociocultural que, desde março de 2011, se encontra a ser implementado nas freguesias do concelho, em parceria com os agentes locais, IPSS’s e associações.

- Publicidade -

De acordo com a autarquia, a ideia é “ocupar de forma criativa os tempos livres dos seniores”, sendo que este projeto conta já com a participação de cerca de seis dezenas de cidadãos seniores que se mantém ativos e encontram nos ateliês a oportunidade de conviver e desenvolver o seu espírito crítico e empreendedor.

A par destas atividades, a câmara de Lagoa também organiza animadas matinés temáticas, que contam sempre com a participação de centenas de idosos que se deslocam de todas as freguesias do concelho para tardes de animação e convívio.

Ainda no âmbito da promoção do envelhecimento ativo, a autarquia não se esqueceu daqueles que se encontram em situação de isolamento social ou geográfico. Nesse sentido, o município está a promover o serviço de teleassistência, um sistema de vigilância permanente de apoio a situações de urgência que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, numa parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa.

JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.