Lagoa inaugura exposição de homenagem a Rocha Vieira

ouvir notícia

.

No próximo dia 19 de abril, no Convento de São José, pelas 18h00, a Câmara Municipal de Lagoa vai homenagear o percurso de vida do cidadão lagoense Vasco Joaquim Rocha Vieira, através de uma exposição documental composta por fotos, objetos diversos e, também, por alguns textos da autoria do general Ramalho Eanes, entre outros.

Vão estar expostos vários objetos que retratam e documentam o percurso daquele cidadão lagoense, militar e político que, ao longo de mais de 45 anos, tem estado ao serviço de Portugal e dos portugueses, com especial destaque para o exercício do cargo de último governador de Macau, (1991-1999), até à data da cerimónia de entrega de Macau à China.

Na exposição, há uma particular incidência em lembranças e objetos recebidos pelo general Rocha Vieira ao longo da sua vida de serviço público. O título da exposição tem, naturalmente, a ver com a vida e obra deste cidadão que, nascido em Lagoa e aqui tendo vivido algum tempo, passou parte da sua infância em Moçambique.

- Publicidade -

Como militar, o seu currículo é imenso. Desempenhou ainda o cargo de Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, de 1986 a 1991. Em representação de Portugal, foi o último governador de Macau, entre 1991 e 1999.

Depois de Macau, regressado a Portugal, com visitas frequentes à sua cidade de Lagoa, continuou com uma vida rica de atividades, entre as quais se destaca a de chanceler das Antigas Ordens Militares. Além disso, Rocha Vieira tem variadíssimas condecorações nacionais e estrangeiras.

“A exposição «De Lagoa a Macau, o percurso de uma vida» pretende ser a homenagem pública do município que tem a honra de ter como seu natural tão ilustre militar de carreira”, realça a autarquia em comunicado.

Refira-se que a Câmara de Lagoa já lhe atribuiu a medalha de mérito municipal, grau ouro, a 30 de abril de 1991 mas que apenas lhe foi entregue a 19 de abril de 2005, em cerimónia pública no auditório municipal, durante as comemorações do quarto aniversário da elevação de Lagoa a cidade.

Esta exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. O Convento de São José está encerrado aos domingos e segundas-feiras.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.