Lagoa invoca 246 anos de criação do concelho a projetar o primeiro museu

ouvir notícia

O primeiro equipamento museológico do concelho de Lagoa vai nascer nos antigos paços do concelho

O presidente da Câmara Municipal de Lagoa preside, por ocasião das comemorações dos 246 anos de criação do Concelho de Lagoa (1773-2019), à conferência “Paços do Concelho de Lagoa: Requalificar na Cidade Educadora para construir uma Cidadania plena”, que se realiza em Lagoa, no próximo dia 16 de janeiro.

Esta ação integra o ciclo de conferências “Res publica 2018-2019”, organizada no âmbito da instalação, naqueles antigos paços do concelho, do MuCid – Museu dos Movimentos Sociais e Políticos e da Cidadania.

“O MuCid posiciona-se como um espaço de relação com a comunidade, onde em estreita associação com os conteúdos musealizados, sejam projetadas ações colaborativas e partilhadas no domínio do exercício dos direitos e deveres cívicos, políticos e sociais e da expressão coletiva organizada em prol de mudanças sociais, por parte de diferentes sociedades, tanto a nível loco-regional e nacional como mundial”, explica a autarquia, numa altura em que estão a ser discutidas as estratégias de implementação daquele que se constituirá o primeiro equipamento museológico do concelho.

- Publicidade -

“A presente conferência abre o diálogo entre os especialistas que integram a equipa instaladora do museu e a população, facto que se reveste de particular importância para a visão-missão de Lagoa, Cidade Educadora, de promover a cidadania através da educação, do conhecimento e do diálogo com o mundo”, refere a Câmara de Lagoa em comunicado.

O programa consiste num conjunto de intervenções em diversas áreas de investigação histórica complementares, da museologia à arquitetura, da arquivística à história da arte, sendo uma oportunidade de conhecer os traços gerais do projeto do novo museu. Em discussão estarão, quer a proposta de adaptação do edifício, quer a análise preliminar de documentação histórica que sustenta as opções delineadas para a arquitetura e museografia do futuro espaço.

A conferência, com início marcado para as 18h00, decorre na sala de sessões da câmara, com entrada livre.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.