Lagoa lança medidas para combater lagarta do pinheiro

ouvir notícia

.

A Câmara Municipal de Lagoa está a realizar, desde junho, uma campanha de combate a essa praga, colocando cintas adesivas nos pinheiros localizados em zonas públicas e, em particular, nas escolas de ensino básico, pretendendo, assim, contribuir para o controlo da processionária-do-pinheiro.

“Esta ação será acompanhada por um folheto explicativo distribuído, já este mês, junto aos recibos da água e irá continuar até ao final de agosto, sendo complementada com a colocação de ninhos de Chapim nas escolas, pelo facto destas aves incluírem na sua alimentação a lagarta do pinheiro, o que faz com que sejam um dos seus maiores predadores”, informa a autarquia.

A lagarta do pinheiro é um inseto desfolhador que ataca pinheiros e cedros. Embora não cause a morte das árvores, os seus sucessivos ataques e desfolhas muito severas levam ao enfraquecimento das mesmas e à sua predisposição a outros agentes secundários, podendo levar à morte.

- Publicidade -

A lagarta, a partir do terceiro estádio, no inverno, possui pelos urticantes que causam alergias na pele, globo ocular e aparelho respiratório. Dependendo da sensibilidade de cada pessoa, estes sintomas poderão manifestar-se na forma de urticária, irritações nos olhos e dificuldade em respirar. A lagarta do pinheiro também afeta os animais domésticos.

JA

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.