Lagoa: Município já poupou um milhão de euros em iluminação pública

ouvir notícia

Este investimento tem como objetivo, segundo a autarquia, reduzir o consumo e assim contribuir para um concelho “cada vez mais sustentável, economicamente e ambientalmente”.

Em 2021 o município de Lagoa realizou esta substituição em mais três zonas do concelho, denominadas por Parchal Fase II, Parchal Fase III e Lagoa Fase IV, tendo, com estas intervenções, coberto 26% do concelho por tecnologia LED e atingindo uma poupança acumulativa, desde 2014, de mais de um milhão de euros em iluminação publica.

Para além da substituição das tradicionais luminárias de vapor de mercúrio, vapor de sódio e iodetos metálicos por tecnologia LED, as novas iluminarias, 26% do concelho de Lagoa está agora equipado com um regime de regulação que permite que a iluminação pública diminua durante o período da noite, através da redução da potência, reduzindo, também, o consumo.

- Publicidade -

O município de Lagoa prepara-se assim para avançar, no decorrer do ano 2022, com a requalificação da rede de iluminação pública em mais três zonas do concelho, denominadas por Ferragudo Fase III, Estômbar Fase III e Porches Fase III, continuando a investir na poupança da iluminação pública.

“É através destes e de outros projetos estratégicos que o município de Lagoa se encontra alinhado com a estratégica de implementação dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), nomeadamente com o 7º e o 12º ODS que propõem ‘Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos’, bem como ‘Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis”, pode ler-se no comunicado enviado pela autarquia.

“Este é daqueles grandes investimentos que o município faz, que tem pouca visibilidade, mas que é de extrema importância. Só daqui a uns anos é que nos vamos aperceber o quão importante foi este investimento para contribuirmos para um planeta cada vez mais sustentável”, considera Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.