Lagoa participa na Festa da Natureza 2012 com passeio no rio Arade

ouvir notícia

.

Respondendo ao desafio da Almargem para a Festa da Natureza deste ano, a Câmara de Lagoa vai realizar, no parque municipal do Sítio das Fontes, na freguesia de Estômbar, no dia 12 de maio, uma atividade de interpretação da paisagem do rio Arade, utilizando o caiaque de mar como ferramenta para a descoberta da natureza. A atividade consistirá num percurso entre o Sítio das Fontes e a praia da Angrinha, em Ferragudo, dando-se especial destaque à importância do estuário (sítio Natura 2000) para a avifauna migratória e para o enquadramento dos velhos moinhos de maré, no contexto da bacia do rio Arade.

A atividade incluirá uma visita ao moinho de maré do Sítio das Fontes, guiada por um dos técnicos do parque. Os participantes serão convidados a familiarizar-se com os nomes das peças e mecanismos do moinho de maré, para compreenderem o método de produção da farinha de milho, usada tradicionalmente na confeção das papas de milho ou xerém, hoje incontornáveis em qualquer ementa da nossa gastronomia regional.

Durante o percurso pelo estuário do Arade, os participantes contactarão com os valores naturais do rio, com a sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas na economia e na génese de um interessante património histórico-cultural que engloba valores tão diversos com a arquitetura e a gastronomia.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.