Lagoa promove cursos de língua portuguesa para imigrantes

ouvir notícia

.

No âmbito da cooperação entre a Câmara de Lagoa e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), terão início no final do mês do maio dois cursos de formação, sendo um de Português e outro de Competências Básicas, destinados a cidadãos que falem outros idiomas, na medida em que o concelho de Lagoa tem sido um dos destinos mais procurados pelos imigrantes, nomeadamente do Brasil e dos antigos países da Europa do Leste.

A forma como têm sido acolhidos mereceu que a Câmara de Lagoa tivesse sido distinguida, em 2007, com o certificado “Mapa de Boas Práticas de Acolhimento e Integração de Imigrantes em Portugal”, subscrito pela Missão da Organização Internacional das Migrações, Alto-Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural e Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, distinção que corrobora a abertura de um curso de formação em língua portuguesa, em articulação com o IEFP.

Este curso de Português para falantes de outras línguas, destina-se a todos os cidadãos imigrantes adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, ativos empregados ou desempregados, detentores dos títulos de permanência e residência legalmente instituídos para o efeito.

- Publicidade -

Paralelamente, os cidadãos vão poder participar ativamente no curso de Competências Básicas, que tem como objetivo a aquisição, por parte dos adultos, de competências básicas de leitura, escrita, cálculo e uso de tecnologias de informação e comunicação. Destina-se a todos os indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, sem escolaridade ou com escolaridade inferior ao 4º ano e a indivíduos com o 4º ano que não possuam estas capacidades.

Os interessados devem inscrever-se no centro de emprego em Portimão ou nas instalações da Câmara de Lagoa, no Gabinete de Inserção Profissional (GIP).

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.