Lagoa sem bandeira azul mas com praias de “ouro”

ouvir notícia

.

Depois da polémica decisão de não candidatar nenhuma praia do concelho à bandeira azul, o município de Lagoa hasteou na semana passada os galardões de “praia acessível” e “qualidade de ouro”, atribuído pela Quercus.

“A elevada qualidade das praias do concelho de Lagoa resultou na atribuição de vários galardões às suas praias. Flutuam agora os pavilhões de «praia acessível» nas praias de Nossa Senhora da Rocha e Carvoeiro e «qualidade ouro» nas praias dos Caneiros, Carvalho, Benagil, Cova Redonda e Senhora da Rocha”, anunciou em comunicado a câmara municipal, que nos últimos dois anos optou por não se candidatar à bandeira azul.

A autarquia salienta que, para merecerem o galardão “praia acessível”, as praias devem cumprir um conjunto de critérios relacionados com a acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada. Paralelamente, o município em parceria com os concessionários das praias acessíveis, disponibiliza cadeiras anfíbias para que ninguém fique excluído das atividades balneares.

- Publicidade -

Já a “qualidade ouro” é um galardão de excelência promovido pela Quercus. A associação ambientalista distingue assim praias com um historial de irrepreensível qualidade das águas balneares.

Critérios da bandeira azul “discriminam” praias de Lagoa

Este ano, o município decidiu não se candidatar ao galardão bandeira azul por considerar que, “apesar do inegável mérito da distinção atribuída pela Associação da Bandeira Azul da Europa, o rigoroso conjunto de critérios discrimina no concelho algumas praias de elevada qualidade, dificilmente igualáveis num contexto europeu ou mesmo num contexto mais alargado”.

O presidente José Inácio justifica ainda a decisão da câmara com “os elevados custos materiais e em recursos humanos envolvidos no programa da Bandeira Azul”, que o autarca considera serem “demasiado elevados quando confrontados com os benefícios gerados pela atribuição do galardão, sobretudo num enquadramento de rigorosa contenção orçamental e de meios como o município atravessa”.

No Algarve, além de Lagoa, apenas o concelho de Castro Marim não candidatou também nenhuma praia à bandeira azul.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.