Lagoa tem nova geminação a caminho com vila dos EUA

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Lagoa e a vila de Dartmouth, New Hampshire, nos Estados Unidos da América, estão em processo de formalizar uma geminação.

Este será o quarto acordo de geminação assinado por Lagoa, depois dos acordos com S. Domingos – Cabo Verde (1997), Lepe – Espanha (2005) e Lagoa dos Açores – Portugal (2009), sem esquecer o acordo de cooperação assinado com Lautém – Timor Leste (2013).

Realizada a visita oficial do executivo do município de Lagoa em março de 2018, por convite da cidade geminada de Lagoa-Açores, no âmbito do Encontro das Cidades-Irmãs em Massachusetts nos Estados Unidos da América, foram realizadas várias reuniões por ambos os executivos. No seguimento desta ordem de trabalho, o presidente da vila de Darmouth, Selectman Shawn McDonald, foi recebido pelo presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação, no dia 1 de outubro, para uma apresentação de cumprimentos, troca de lembranças e análise dos pontos comuns entre Dratmouth e Lagoa.

- Publicidade -

O presidente de Dartmouth esteve em visita durante uma semana, com o objetivo de conhecer o que Lagoa tem de melhor, o seu produto turístico, a sua gastronomia e vinhos, bem como toda a componente cultural material e imaterial. Durante esta visita, foram acertados os princípios do futuro protocolo de geminação.

O presidente da Câmara de Lagoa enfatizou que “esta não será, apenas, mais uma geminação, mas visa objetivos bem claros e delineados com fundamentos na interação económica, na promoção turística num mercado extremamente importante no qual Lagoa se quer posicionar, em políticas direcionadas para a educação e para a cultura bem como no domínio da governação pública”.

Algumas das intenções desta geminação passam por desenvolver programas de bolsas de estudo para alunos provenientes de Lagoa na UMA Dartmouth Marine Biology e na UMA Dartmouth School of Innovation, bem como projetos de intercâmbio de alunos e professores; programa de estágios profissionais para os alunos lagoenses; promoção turística do concelho e sua penetração no mercado americano; e divulgação do território para a captação de investimentos e promover o vinho, entre outras valências.

Perspetiva-se que a formalização da geminação de Lagoa com Dartmouth seja oficializada em março de 2020 naquela vila dos EUA.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.