Lagos à procura dos doces mais criativos e tentadores

ouvir notícia

No final da feira são premiados os melhores doces
No final da feira são premiados os melhores doces

A Feira Concurso Arte Doce é conhecida por surpreender todos os anos milhares de visitantes com as suas “verdadeiras e gulosas obras de arte”. Neste certame, os melhores doces ganham prémios que podem ascender aos 300 euros. A 28ª edição decorre, entre os dias 24 e 26 de julho, no pavilhão municipal. Além da doçaria tradicional algarvia, a ementa da feira é composta por artesanato e animação

 

A doçaria, transformada em verdadeiras obras de arte doce, vai atrair mais uma vez milhares de pessoas à cidade de Lagos. A 28ª edição da Feira Concurso Arte Doce, de 24 a 26 de julho, promete voltar a ser um hino à variedade da doçaria tradicional e restantes produtos regionais. O certame tem lugar no pavilhão municipal de Lagos e a entrada é gratuita.

- Publicidade -

“Lagos: Memórias da Cidade” é o tema em destaque nesta edição da feira, que tem como objetivo principal valorizar a doçaria tradicional do Algarve.

“Desde 1987 que esta Feira Concurso tem procurado contribuir para a preservação de uma das tradições mais genuínas e apreciadas na região – a doçaria –, sobretudo à base de amêndoa e figo”, realça a organização, a cargo da Câmara de Lagos, com os apoios das juntas de freguesia do concelho, do Turismo do Algarve e de alguns restaurantes do concelho.

“Hoje pode não ser o único evento do género a realizar-se na região algarvia, mas continua a ter uma identidade muito própria, também devido ao facto de ter aliado à feira uma vertente de concurso”, salientam os promotores.

Doceiras dão largas à imaginação

Neste evento, é lançado um desafio às doceiras para porem a imaginação e a criatividade à prova. Mas também a memória, já que o tema obrigatório desta edição é “Lagos: Memórias da Cidade”.

“Cada vez mais o quotidiano afasta-se das vivências da tradição e do costume, fazendo com que a memória deixe de ser encontrada no tecido social, necessitando de lugares especiais para ser guardados, em particular nos museus, nos arquivos, bibliotecas, lugares estes encarregues de preservar a lembrança do passado. Este ano, e para que Lagos seja cada vez mais uma aventura de descoberta destas memórias e deste importante património imaterial, pretendemos contribuir para a preservação desta memória coletiva e para a valorização da identidade local e de aspetos que podem estar ligados a uma lembrança pessoal, um lugar de infância ou a uma atividade tradicional”.

Assim, é lançado um convite às doceiras participantes para que retratem aspetos ou lugares da cidade de Lagos nos seus doces.

Grande Prémio atinge os 300 euros

Em relação aos prémios, a organização vai atribuir vários troféus e cheques em várias categorias. O mais valioso é o “Grande Prémio”, que atinge os 300 euros. Mas também há prémios de 100 euros e livres acessos às piscinas municipais e ao ginásio, entre outros. Os interessados deverão efetuar a inscrição até ao próximo dia 10 de julho.

Além da doçaria, o certame vai contar com muita animação musical (José Cid, banda Pulso e The Black Mamba) e um espaço próprio da biblioteca municipal para os mais pequenos. Haverá ainda um espaço dedicado aos “comes e bebes”, com tasquinhas.

 

Nuno Couto/JA

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.