Lagos apresenta projeto para revitalizar mata de Barão de S. João

ouvir notícia

.

A câmara vai celebrar um protocolo de colaboração com a junta de freguesia de Barão de S. João com vista à revitalização e valorização da mata nacional de Barão de São João e de alguns dos seus equipamentos.

A apresentação deste projeto deu entrada, na semana passada, nos serviços da autarquia solicitando a cooperação do município, essencialmente no que diz respeito à cedência gratuita, à junta de freguesia, de dois edifícios. O primeiro, denominado “Casa do Guarda” (situado na mata), para instalação e funcionamento de um centro de interpretação ambiental, e o segundo, respeitante ao edifício denominado “A Paragem”, na Rua da Praça (Barão), com vista à instalação do Museu Etnográfico (transferindo-se o espólio e todo o suporte museológico já existente no Centro Cultural de Barão para este edifício).

A junta solicitou ainda o apoio da autarquia na área do desporto, para o redimensionamento e reorganização do circuito de manutenção existente na mata, bem como a disponibilidade de um técnico municipal ligado ao desporto, para organizar iniciativas pedestres e/ou no âmbito do desporto informal, de natureza/lazer, com possibilidade de marcações prévias com escolas e associações.

- Publicidade -

De acordo com a junta, os grandes objetivos deste projeto são “a revitalização, manutenção e recuperação de alguns equipamentos existentes na mata, bem como no Centro Cultural e na aldeia de Barão, potencializando a socialização e a fixação desta população, e a posterior divulgação do seu potencial turístico-cultural”.

O projeto prevê, igualmente, a execução de uma coleção de monólitos em mármore com gravuras, com esculturas de média dimensão distribuídas pelo percurso pedestre.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

4 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.