Lagos atribui Louvor Público ao escritor Vieira Calado

ouvir notícia

O escritor lacobrigense Vieira Calado vai receber um Louvor Público Municipal da Câmara Municipal de Lagos pelo trabalho realizado ao longo da sua vida.
Entre os argumentos agora divulgados pela autarquia, lê-se que se trata de uma homenagem a um distinto lacobrigense, cidadão do Mundo e lutador pela Liberdade”, teve em “atenção, homenagem e reconhecimento o seu notável percurso literário, de que se destaca a obra poética”.
A atribuição foi aprovada na última reunião da Câmara Municipal de Lagos, realizada no passado dia 21 e vem ao encontro das comemorações de 50 anos de atividade literária do escritor que se assinalam no próximo ano.
A medalha será entregue ao escritor no próximo dia 27 de outubro, durante as cerimónias do Dia do Município.

Perfil de José Vieira Calado

O escritor José Vieira Calado nasceu em Lagos, em 1938. Vive em Lagos. Estudou em Lagos, Portimão, Faro e Lisboa. A partir de 1967, estudou Inglês, em Londres. Fez estudos superiores em Paris, onde completou uma Maîtrise, em Estudos Portugueses e Ingleses, em 1977. Pouco depois, regressado a Portugal, ingressou no Ensino Público.

- Publicidade -

O autor tem estendido a sua atividade cultural a várias iniciativas editoriais revelando novos autores, escrevendo prefácios de outros poetas, apresentando seus livros em sessões públicas, promovendo ou participando em colóquios ou sessões de poesia em escolas, bibliotecas, centros culturais e outros fóruns, ou realizando exposições da sua poesia experimental ou por si ilustrada (unicamente com meios informáticos), em Lagos e noutras cidades.

Também tem realizado sessões de divulgação científica nos domínios da Astronomia para Amadores, dirigidas a todos os escalões etários, em escolas de Lagos e de vários concelhos do Algarve, rádios locais, centros culturais e afins. Fez letras para vários músicos.

Nos domínios da Poesia e da Astronomia tem escrito para vários jornais: “A Nossa Terra”, de Cascais, “Correio do Ribatejo”, “Notícias de Marinhais”, “Alfagar” de Faro, “O Olhanense”, “Jornal de Lagos”, “Sueste”,”Maré Alta”, “Correio de Lagos” e “Notícias de Lagos”, entre outros.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.