Lagos cede “casa cor-de-rosa” para laboratório de atividades criativas

ouvir notícia

.

O município de Lagos decidiu autorizar a cedência da “casa cor-de-rosa” e aprovar a minuta do contrato de comodato a celebrar entre o município e o LAC – Laboratório de Atividades Criativas. O edifício passará a chamar-se LAR – Lagos Artistics Residence e destina-se ao alojamento de artistas no âmbito do PRALAC – Programa de Residências Artísticas do LAC – bem como de outros intervenientes nas atividades e eventos que esta associação promove ao longo do ano.

A sala do r/c será utilizada como espaço de tertúlia e galeria, de forma a dar a conhecer os trabalhos dos artistas, constituindo-se igualmente como uma montra das atividades que o LAC desenvolve. Este contrato de comodato tem um prazo de cinco anos, renováveis por iguais períodos de tempo.

O LAC – Laboratório de Atividades Criativas é uma associação cultural sem fins lucrativos, formada em 1995, por um grupo de pessoas com atividade em diversos setores da cultura (escultura, pintura, cerâmica, música, arquitetura, cinema, museologia, defesa do património), com o objetivo principal de dinamizar e promover a criação artística na região, com especial incidência na zona do sudoeste algarvio, mas também o de colocar em funcionamento um espaço entretanto já desativado – a antiga cadeia de Lagos.

- Publicidade -

Desde 2001 que o LAC se tornou numa estrutura de acolhimento artístico – única no barlavento algarvio – permitindo albergar anualmente projetos individuais e coletivos num total aproximado de 20 artistas, em áreas tão diversas como a música, pintura, escultura, e/ ou outros projetos de cariz alternativo e não comercial.

Em 2008, é implementado o PRALAC – Programa de Residências Artísticas do LAC, com projetos anuais, de curta duração ou pontuais, dando resposta a propostas exteriores e permitindo que artistas de diferentes nacionalidades tenham a oportunidade de explorar o seu trabalho criativo na cidade de Lagos. Paralelamente, dinamiza exposições, performances, concertos, na promoção dos artistas residentes, mas também em parcerias com diferentes entidades de âmbito regional e nacional.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.