Lagos com entradas livres e visitas guiadas no Dia dos Monumentos

ouvir notícia

.

Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Câmara Municipal de Lagos promove entradas gratuitas nos equipamentos museológicos, visitas guiadas, atividades lúdicas para os mais pequenos e um espetáculo de fado a decorrer num dos ex-líbris patrimoniais e culturais da cidade, a Igreja de Santo António.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e preservação.

O tema proposto para este ano – Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança – assinala uma relevante efeméride, o 40º aniversário da Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural da Unesco, no quadro da qual foi estabelecida a conhecida “Lista do Património Mundial”, tendo-se tornado um precioso instrumento para a cooperação internacional e nacional ao serviço da proteção e da valorização do património.

- Publicidade -

Para assinalar esta ocasião, a autarquia lacobrigense associou-se às comemorações a nível nacional promovendo, localmente, várias iniciativas que vão desde entradas gratuitas nos principais equipamentos museológicos, Museu Municipal Dr. José Formosinho, Forte Ponta da Bandeira e Mercado de Escravos, até outras iniciativas de caráter pedagógico, como jogos e ateliês. A encerrar o programa, está prevista a realização do espetáculo “O Fado acontece na Igreja de Santo António”, numa clara associação deste género musical recentemente classificado de património imaterial da humanidade pela Unesco, com o valioso património edificado representado por esta igreja de estilo barroco e um dos ex-líbris da cidade, cuja talha dourada é considerada uma das mais belas do país.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.